22.7 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Estudos apontam que veículos a gasolina vão desaparecer em oito anos

spot_img

Carros, ônibus e caminhões e todos os tipos de veículos que se movam e que utilizem combustíveis fósseis irão desaparecer até 2025, aponta estudo liderado por Tony Seba, economista da Universidade de Stanford dos Estados Unidos. A publicação afirma que todos os carros atuais serão substituídos por carros elétricos e modelos autônomos sob demanda.

Com tal mudança, o preço do petróleo despencaria e poderia acabar com a indústria petrolífera mundial e prejudicar diversos países que dependem dessa comodidade.

O relatório chamado” Repensando os Meios de Transporte”, em tradução livre, ainda destaca que os novos carros elétricos serão 10 vezes mais baratos que os modelos de motor à combustão. E não para por aí, os elétricos ainda possuem um custo de combustível quase nulo e uma duração de até 1,6 milhão de quilômetros.

Caso a previsão do economista se consolide, uma indústria trilionária terá que se adaptar ao novo momento ou poderá ser completamente extinta.

Seba afirma que essa grande mudança no mercado de combustíveis e automóveis é motivada, principalmente, pelos avanços tecnológicos e não por questões ambientais. “Nós estamos diante de uma das disrupções mais rápidas, profundas e de maior consequência da história do transporte”, disse o economista. “Veículos com motores de combustão interna entrarão em ciclo vicioso de aumento de custos”.

Segundo o relatório, a mudança será ainda mais radical quando os preços dos automóveis elétricos for mais acessível e as baterias tiverem uma duração maior.

O custo:

Seba afirma que o custo por milha dos modelos elétricos será de 6,8 centavos americanos e que o valor do seguro cairá 90%. Os americanos economizarão até US$ 5,6 mil por ano e o governo dos Estados Unidos perderá US$ 50 bilhões por ano em impostos sobre petróleo.

“A curva de custos mostra que até 2025 todos os novos veículos será elétricos, todos os novos ônibus, carros, tratores, vans, qualquer coisa que se mova sobre rodas será elétrico no mundo”, disse Seba.

O economista ainda vai além, ele compara a mudança no mercado de veículos com a mudança que aconteceu das câmeras analógicas para as digitais. “Não tem competição”, disse Seba. “O drive-train elétrico é muito mais poderoso. Os carros a gasolina e diesel não são capazes de competir”.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas