16.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Frio ajuda eliminar criadouros do mosquito da dengue

spot_img

A redução na temperatura amplia o ciclo de reprodução dos mosquito transmissor das arboviroses – Aedes aegypti – entre elas a dengue. O momento é ideal para a eliminação dos possíveis criadouros – inclusive os que estão secos – já que os ovos permanecem neles mais de um ano sem o contato com a água.

No sábado (8), equipes da Unidade de Promoção da Saúde fizeram busca, orientação e investigação epidemiológica no Jardim Pacaembu, com o objetivo de conscientizar a população para a eliminação dos recipientes e inservíveis que possam servir de criadouros para os mosquitos.

De acordo com a biomédica da Vigilância de Zoonoses, Ana Lúcia de Castro Silva, apesar da queda na temperatura, os ovos dos mosquitos já depositados nos objetos permanecem vivos por longo período, no aguardo de água para que possam reiniciar o ciclo.

A Vigilância Epidemiológica atualiza semanalmente o Boletim Epidemiológico das arboviroses. Entre o dia 1º de janeiro a 7 de junho foram notificados 5.138 casos suspeitos de dengue, sendo 2.411 confirmados (2.260 autóctones, 145 importados e 6 indeterminados). Outros 430 aguardam resultados. Em relação à semana passada o acréscimo foi inferior a 10%.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas