24.2 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Inverno começa nesta sexta com aquecimento acima do normal

spot_img

Previsto para começar assim que os ponteiros do relógio marcarem 12h45, o inverno no Hemisfério Sul, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), continuará sob influência do fenômeno El Niño, que acompanhou o Brasil no verão e no inverno. Em resumo isso significa que com um aquecimento acima do normal na parte do Pacífico próxima ao Equador, haverá dificuldade para a entrada do ar frio.

Ainda segundo o Inmet, a probabilidade da ação do El Niño passa de 50% – a consulta foi feita em centros internacionais de meteorologia. O site Climatempo prevê que durante o inverno de 2019, “quase todas as ondas de frio serão desviadas para o oceano” e deve terminar com temperaturas acima da média”.

Independente disso, a véspera da estação em Santa Catarina teve temperatura abaixo de 0ºC. Nesta quinta-feira (20), houve geada nos municípios do estado. Nevoeiros também mudaram a paisagem do Vale do Itajaí e do Litoral Norte catarinense.

Nordeste

As chuvas podem ficar abaixo da média em algumas regiões, principalmente na costa leste. Na maior parte dos estados, a temperatura deve ficar dentro da média prevista. No interior, o calor deve ser um pouco acima do normal. Inicia-se o período de seca, com baixos índices de umidade. Eventos de chuva forte, no entanto, podem ocorrer em partes isoladas, principalmente no litoral.

Sudeste

Assim como na região Centro-oeste, o inverno é o período mais seco no ano no Sudeste, especialmente para o norte de Minas Gerais. No entanto, as chuvas podem ser acima da média no período, principalmente em setembro e no sul do estado de São Paulo. As temperaturas ficam acima da estação, com declínios acentuados devido à passagem de massas de ar frio.

Sul

Com chuvas acima da média para um inverno na região, haverá uma maior frequência de frentes frias, contribuindo para uma maior variação de temperatura. O frio intenso deve atingir a metade sul do Rio Grande do Sul e a parte leste de Santa Catarina, com temperaturas que podem chegar a abaixo de 0ºC.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas