18.6 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Itupeva vai contar com Mosquito do Bem no combate à dengue

spot_img

A Prefeitura de Itupeva, em parceria com a empresa Oxitec do Brasil, inicia um projeto contra o mosquito Aedes aegypti, utilizando a 2ª Geração do Aedes do Bem. Após a recente implantação bem-sucedida em Indaiatuba, o projeto chega à cidade em julho.

Após receber a aprovação completa da CTNBio, autoridade nacional que regula a biossegurança de novos produtos, o projeto Aedes do Bem será em dez bairros do perímetro urbano, enquanto duas áreas serão selecionadas como comparadores. O teste será no Jardim das Minas, Portal Santa Fé, Terra Brasilis, Jardim São Vicente, Residencial Pacaembu, Vila São João, Laranjeiras e Residencial Santo Antônio.

“O objetivo é que a liberação dos mosquitos machos do Aedes do Bem, que não picam, controle a população do Aedes aegypti selvagens, o mosquito transmissor da dengue e Zika. Esta é mais uma ferramenta para combater essas doenças”, afirma Lúcia Checchinato, secretária de Saúde.

Depois, na primeira semana de julho, a Oxitec começará a monitorar os mosquitos selvagens nas áreas selecionadas, usando armadilhas para captura de ovos de mosquitos, conhecidas como ovitrampas. Essa informação permitirá que a equipe tenha conhecimento sobre o tamanho da população de Aedes aegypti selvagem em cada área de tratamento e a presença de outras espécies de mosquito.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas