22.3 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Museu traz percurso por documentos em sua nova exposição

spot_img

A nova mostra temporária do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão – traz um repertório variado de tipos de documentos memoriais da cidade, convidando os visitantes a conhecer e interpretar a realidade de Jundiaí e do País através dos séculos. Concebida pelo Museu e pelo Centro de Memória da Unidade de Cultura, a exposição é gratuita e fica até o mês de agosto, quando será realizado o Mês do Patrimônio Histórico e Cultural no Município.

Entre os itens do acervo, que vêm desde 1657 até os dias de hoje, encontram-se livros com nomes de ruas da cidade, documentos com as contas de águas dos moradores da década de 1920, cartazes de cinema, livros sobre a história da escravatura indígena e africana, desenhos e mapas desenhados por Geraldo Tomanik, além de reproduções de plantas da cidade do fim século 19 e jornais e revistas da cidade.

Em ambiente reservado à memória privada, o acervo traz fotos de espaços da cidade, cartões postais, certificados de reservista do antigo Ministério da Guerra, carteiras de habilitação, títulos de eleitores, atas do Legislativo Municipal e Federal, além de almanaques nacionais de inspiração européia, além de partituras particulares de músicos como Haydeé Dumangin Mojola, Luiz Biela de Souza, Frederico Nano e Deolinda Copelli.

Além da mostra temporária, o visitante pode conferir o acervo permanente e os jardins do Solar. O Museu fica na rua Barão de Jundiaí 762, Centro, e funciona de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 16 horas.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas