19.5 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Projeto que transforma guarda-chuva velho em saco de dormir ganha reforço no inverno

spot_img

A iniciativa de uma auxiliar de enfermagem de Bauru, interior de SP, de transformar guarda-chuvas e sombrinhas velhos em sacos de dormir para moradores de rua virou campanha às vésperas da chegada da estação mais fria do ano – o inverno começa nesta sexta-feira (21).

Na semana passada, a aposentada Sandra Reti, de 61 anos, reforçou seu apelo nas redes sociais para receber doações de guarda-chuvas e sombrinhas para “turbinar” sua produção de sacos de dormir.

Batizada informalmente de “Guarda-Chuva Solidário”, a campanha tem a ajuda de outras voluntárias que se encarregam de fazer a entrega do acessório que pode ajudar os moradores de rua no enfrentamento das baixas temperaturas.

Sandra explica que, apesar do inevitável apelo do inverno, sua produção de sacos de dormir com material reciclável é feita durante todo o ano.

“Sempre que tenho material, costuro. Bauru tem clima de deserto, e mesmo no calor as noites são frias. Mas agora, no inverno, não podemos perder tempo porque quem tem frio, tem pressa”, discursa.

Quente é fácil de carregar

A aposentada explica que os sacos de dormir com os panos dos guarda-chuvas são eficientes no combate ao frio porque o tecido impermeável retém o calor corporal, além de também ajudar em situações de chuva e sereno.

A ideia de fazer os utensílios surgir ao ver nas redes sociais uma mulher de Nova Iguaçu (RJ) compartilhando um vídeo com uma espécie de tutorial que ensinava a fazer os sacos de dormir. Sandra assistiu, aprendeu, e decidiu passar suas horas vagas em frente à máquina de costura.

Sandra explica que para fazer um saco de dormir são necessários quatro guarda-chuvas ou sombrinhas, que precisam ser do mesmo tamanho. Após serem retirada das armações, as coberturas, em forma de octógono, são lavadas e passadas. Depois, são costuradas até formar um grande retângulo.

A aposentada estima que, com a matéria-prima passada e levada, ela consiga montar um saco de dormir em cerca de 30 minutos de trabalho na máquina de costura. O utensílio é projetado para ser dobrado de forma a virar um “rolinho” de cerca de 30 centímetros, o que facilita seu transporte pelas ruas.

Além de produzir os sacos de dormir, Sandra também passou a compartilhar o vídeo que a ensinou a fazer o utensílio.

“Geralmente não saio para entregar as peças, mas fui algumas vezes na Praça Rui Barbosa e na rodoviária. A princípio eles não entendem, mas quando a gente desdobra, ficam felizes. E isso aquece nosso coração”, diz a aposentada.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas