27.7 C
Jundiaí
terça-feira, 23 abril, 2024

Corpo de Bombeiros de Atibaia será rebaixado para estação

spot_img

O Posto do Corpo de Bombeiros de Atibaia deverá mudar de classificação em breve, sendo rebaixado para estação. Com a mudança, a cidade perde parte do efetivo e também deixa de realizar atendimento técnico.

A informação do rebaixamento foi confirmada pelo tenente Chagas, atual comandante do posto de Atibaia. Ainda não há uma data definida para a mudança, mas já existe a confirmação de que virá nos próximos meses.

Até então, existia uma classificação para postos do Corpo de Bombeiros e bases, onde cidades com mais de 100 mil habitantes tinham postos e cidades com população menor, as bases passam a ser chamadas de estação.

Houve, no entanto, decisão de mudança de classificação pelo Governo do Estado de São Paulo. Com a nova decisão, Atibaia deixará de ter posto e terá apenas uma estação.

O tenente, porém, não soube explicar o real motivo do rebaixamento, mas sabe-se que a decisão foi tomada pelo atual governador do estado de São Paulo, João Doria. A corporação irá respeitar a decisão.

Ainda de acordo com o tenente, entre as mudanças que ocorrerão estão o fim do posto de oficial, hoje ocupado por um tenente, ocorrerá a perda de parte do efetivo e fim do atendimento técnico. “Não haverá mais em Atibaia o comandante (oficial). Outros três cargos, que atendem hoje a área técnica, também deixarão de existir”, confirma Chagas.

Com o rebaixamento a cidade de Atibaia se torna dependente do atendimento técnico de Bragança Paulista, cidade vizinha. O maior prejuízo com a mudança ficará na emissão de licenças e outros documentos e laudos técnicos. Todos deverão se deslocar para Bragança para fazer os pedidos.

Combate de incêndios e emergências:

Com relação a combate a incêndios e atendimentos de emergências, o tenente Chagas informa que não deve haver prejuízo significativo para a cidade, já que o Corpo de Bombeiros trabalha com planejamento integrado que inclui outros órgãos públicos, as concessionárias que administram as rodovias Fernão Dias e Dom Pedro I e também com a Fundação Florestal, responsável pela Serra do Itapetinga.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas