19.6 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Criança recém-operada do coração vive em lixão

spot_img

A equipe de Saneamento da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia do São Francisco em Pernambuco encontrou na última quinta-feira (18), uma menina de 12 anos, que havia passado por uma cirurgia cardíaca no Recife, morando em um lixão em Floresta, município localizado a aproximadamente 430 km da capital pernambucana. Em vistoria prévia, a operação constatou que diversas famílias vivem no local se sustentando da coleta de material reciclável.

A criança foi encaminhada para o hospital da cidade, acompanhada de familiares. A ação levou ainda o prefeito e secretários municipais de Floresta até o lixão ‘para cobrar uma solução para as condições degradantes em que vivem as pessoas’, indicou o site do Ministério Público de Pernambuco.

A operação foi realizada em cooperação com o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça em Defesa do Meio Ambiente do MP-PE.

Durante a ação, a Fiscalização sugeriu que fosse realizado um levantamento das informações sobre as pessoas que foram encontradas morando dentro do lixão e que fossem tomadas medidas emergenciais para retirar as famílias do local.

A Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco é um programa continuado e permanente, que tem o objetivo de preservar os recursos hídricos da Bacia Hidrográfica. O programa tem atuação em cinco Estados – Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Alagoas e Pernambuco – e conta com a participação de institutos, museus, ONGs, procuradorias e secretarias de estados.

Durante a visita o grupo destacou ainda que o poder público deveria auxiliar as famílias a formar cooperativas e assim desempenharem a atividade profissional de forma adequada, com o uso de equipamentos de segurança e inclusão na cadeia da coleta seletiva.

Segundo o Ministério Público, os gestores que participaram da visita se comprometeram a encaminhar equipes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e do Conselho Tutelar para avaliar a situação das famílias no local, em especial a das crianças.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas