21.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Estudantes mostram a evolução e a história de Franco da Rocha

spot_img

Nos últimos anos, a cidade contou com diversos avanços e obras, públicas e privadas, como a nova estação de trens da CPTM, terminal de ônibus, parque Benedito Bueno de Morais, shopping, UPA, diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), novas Emebs, entre outros.

Para retratar os avanços e contar mais a história da cidade, integrantes da Emeb Maria Aguilar Hernandez criaram o projeto Nossa história, nossa cidade, em que alunos dos 4ºs anos produziram maquetes que mostram o passado e o futuro de Franco da Rocha.

Eles fizeram a Igreja Matriz Imaculada Conceição, o Relógio do Sol (monumento em frente à prefeitura), parque municipal, a estação de trens, Casa de Cultura, supermercados, entre outros locais do dia a dia de cada um. Também fizeram o Juquery.

Como são crianças de 4 a 5 anos, a escola contou com o apoio dos pais para ajudar cada um na construção das suas respectivas maquetes. Um desafio, visto que alguns pais nunca tinham feito uma maquete antes, como foi o caso de Emilia Pereira Lopes, mãe de Guilherme Lopes.

“Eu tentei fazer junto com ele a estação da Baltazar Fidélis e o trem. Fizemos o que conseguimos. Ele ficou muito feliz em trabalhar nisso. Moramos próximo à estação e por isso a escolhemos”.

Sobre o projeto desenvolvido na escola, o professor Marcelo Gonçalves falou sobre os ganhos após a conclusão do trabalho.

“Retratamos a história de Franco da Rocha, que é uma história bem rica desde sua emancipação até hoje. Descobrimos através das pesquisas a agricultura de Franco e vimos que aqui se produz muitas flores, muitas hortaliças e os alunos levaram isso adiante, apresentando aos pais”.

Com sentimento de dever cumprido, o Marcelo conta como foi ver o resultado do trabalho após o sucesso das maquetes e ainda disse que vai apresentar no próximo semestre uma carta feita pelos alunos ao prefeito da cidade, Kiko Celeguim, concluindo o projeto.

Responsável por fazer a Igreja Imaculada Conceição, a igreja matriz de Franco da Rocha, outro aluno também chamado Guilherme contou sobre o passo a passo de sua maquete. “Foi bem trabalhoso. A gente conseguiu fazer a estrutura em um dia, no outro dia pintamos, no outro retocamos e por último fizemos o acabamento”.

Guilherme não estava sozinho nessa – ele contou com a ajuda da mãe Daniele Bezerra para construir a maquete. Muitas escolas fazem projetos e trabalhos que, por muitas vezes, ficam apenas no dia a dia de quem vive naquele espaço, dentro apenas do universo escolar.

Porém desde 2016 a prefeitura de Franco conta com o Blog da Educação, em que é possível acompanhar a rotina e o dia a dia das Emebs.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas