17.5 C
Jundiaí
quarta-feira, 24 abril, 2024

MEC planeja criar 108 escolas cívico-militares até 2023

spot_img

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na ultima quinta-feira (11) que pretende construir 108 novas escolas de educação básica cívico-militares no Brasil até 2023.

De acordo com a pasta, o objetivo é erguer 27 escolas por ano, uma em cada estado do país. Até o final da operação, a meta é atender 108 mil alunos.

As escolas cívico-militares são instituições não militarizadas, mas com uma equipe de militares da reserva no papel de tutores.
O modelo é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro e, inclusive, foi defendido em seu plano de governo que em dois anos haveria “um colégio militar em todas as capitais de Estado”.

Segundo dados do MEC, já existem 203 escolas do tipo em 23 estados e no Distrito Federal.

O plano foi anunciado em encontro do ministro Abraham Weintraub com membros do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Durante a cerimônia, foi assinado uma carta com uma série de compromissos que tem como objetivo impulsionar a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e a educação para jovens e adultos até 2030.

Metas e resultados:

A meta do MEC é aumentar a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo o MEC, enquanto a média do Ideb em colégios civis é 4,94, nos militares, menos numerosos, é de 6,99.

O Secretário de Educação Básica do MEC, Jânio Carlos Endo Macedo, afirma que a intenção do projeto é implantar as novas escolas em locais carentes, assim como foi o de ensino médio me tempo integral. Ele ressalta que se não forem implantadas nesses locais, “estará aumentando ainda mais a diferença de conhecimento dessa população”.

Ao todo, o governo pretende investir R$ 40 milhões por ano. Além das escolas cívico-militares, o MEC também prevê concluir obras de mais de quatro mil creches até 2022, por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

Há também um planejamento para os professores de educação básica. No próximo ano, serão estabelecidas trilhas de formação para os docentes por meio de cursos de ensino a distância, com investimento em materiais de apoio e disponibilização de recursos.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas