16.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Método de ensino Waldorf: A importância do desenvolvimento das crianças

spot_img

Apesar de não ser muito conhecida, a pedagogia Wadorf nada mais é do que um método de ensino diferente do tradicional. Esse tipo e abordagem educativa foi desenvolvido pelo filósofo Rudolf Steiner a partir de 1919 e já é praticado em escolas do Brasil.

Nesse método de ensino, a educação das crianças deve ser totalmente dedicada às suas necessidades de desenvolvimento. Trata-se da antropologia evolutiva, ou seja, não busca a qualificação profissional e a produtividade econômica, como a educação vem sendo exigida e colocada desde a sociedade industrial.

A criança cresce aprendendo a compreender qual seu papel no mundo sem a necessidade da imposição dos pais, das escolas e também da sociedade.

A pedagogia Waldorf trabalha bastante as artes, indo na contramão de apenas basear-se no clássico estudo sobre os diferentes temas. Os elementos artísticos e expressivos devem estar presentes em cada aula.

Um dos mais interessantes pontos do ensino Waldorf é o amor pela natureza, ou seja, aprender a importância do Meio Ambiente e também aprender a cuidar do que é de todos. É dada grande importância a agricultura e à origem dos alimentos, valorizando as agriculturas orgânicas e biodinâmica.

Em geral, os aprendizados das crianças dentro da pedagogia Waldorf são todos ligados, principalmente, ao desempenho de tarefas manuais. As crianças, por exemplo, são incentivadas a participarem de oficinas criativas onde a importância da educação artística é dada através do ensino de atividades práticas, como tricô, por exemplo.

O trabalho manual é de extrema importância, pois a coordenação mãos-olhos mantém o cérebro em grande atividade.

O papel do conto de fadas:

O filósofo argumentava que as crianças precisam de contos de fadas, ao contrário do que muitos adultos pensam. Os contos são instrumento essencial no crescimento das crianças, pois com suas histórias de obstáculos e provações que desenham as etapas da viagem que a criança terá de enfrentar na vida. Além de darem conforto, os contos de fadas contribuem para o desenvolvimento da imaginação e da compreensão das suas emoções.

Crianças aprendem por imitação:

Na criança, todos os órgãos de percepção sensorial estão abertos e, a partir de uma intensa atividade em seu interior, ela responde com a repetição dos estímulos vindos do ambiente exterior, ou seja, a imitação. Essa imitação é a grande força que a criança tem disponível para a aprendizagem nos primeiros anos de vida, inclusive a do falar, do fazer, do adequado ou impróprio no comportamento humano. E é por meio da imitação mais sutil que ela gera, ainda sem consciência, o fundamento da sua moralidade futura.

A pedagogia Waldorf estuda cada criança, individualmente, buscando suprir suas necessidades. Trabalha com o grupo de classe, fornecendo o essencial à sua etapa de desenvolvimento e ainda orienta os pais para que participem ativamente do desenvolvimento e formação de seus filhos, construindo uma comunidade viva, forte e muito mais feliz.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas