15.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Papa Francisco nomeia novos bispos para dioceses do Brasil

spot_img

O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (10) dois bispos; para a diocese de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, e para Catanduva, em São Paulo.

Com 52 anos de idade, dom José Ruy Gonçalves Lopes foi escolhido para assumir a Diocese de Caruaru no lugar de dom Bernardino Marchió, que apresentou sua renúncia após completar 75 anos de idade, uma determinação da Igreja Católica.

O religioso nasceu em Feira de Santana, na Bahia, e fez seus votos em 1988, na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Sua ordenação a padre ocorre em 1993. Durante sua vida, atuou em Salvador e ainda foi ministro provincial e vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil.

Dom José Ruy foi ordenado bispo e assumiu a Diocese de Jequié (BA), em setembro de 2012. Com a decisão do papa Francisco, ele será o quinto bispo da Diocese de Caruaru. Sua posse está marcada para o próximo dia 21 de setembro.

Já em Catanduva, o escolhido foi dom Valdir Mamede, até então bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília. Ele assumirá o cargo que estava vago desde outubro de 2018, quando dom Otacílio Luziano da Silva renunciou alegando motivos pessoais.

Até então, a diocese contava com a administração apostólica de dom Eduardo Beles de Sales Rodrigues, arcebispo emérito de Sorocaba.

Dom Valdir Mamede nasceu em julho de 1961, em Silvianópolis, Arquidiocese de Pouso Alegre, Minas Gerais. Ele foi ordenado sacerdote em 1988 e, ao longo de seu ministério, ocupou os seguintes cargos: Vigário paroquial (1989-1992) e pároco do Imaculado Coração de Maria no Rio de Janeiro (1992-1995); pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Taguatinga, Arquidiocese de Brasília (1995-1999); vigário judicial e pároco do Imaculado Coração de Maria em Brasília (ANSA).

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas