Connect with us

Jundiaí

Sarampo: Jundiaí tem quatro casos suspeitos, só um descartado

A Vigilância Epidemiológica é responsável pelo monitoramento de diversas doenças, inclusive o sarampo

Jundiaí registra até o dia 13 de julho quatro notificações de casos suspeitos de sarampo, sendo três à espera de resultados e um descartado. A condição da cidade – que conta com 100% da população de um ano imunizada contra a doença (população estimada, 2,5 mil crianças) – é de monitoramento, já que a Capital registra 137 casos confirmados da doença. Em todo o Estado são 206. A vacinação é a forma de combate à doença.

Ao todo foram feitos quatro bloqueios em Jundiaí, atendendo a 150 pessoas que tiveram contato com casos suspeitos da doença. De acordo com a enfermeira Maria do Carmo Possidente, o monitoramento é ativo. “Os casos suspeitos notificados são trabalhados imediatamente pela equipe da Vigilância com oferta de vacinas tríplice (sarampo, caxumba e rubéola) para todas as pessoas acima de seis meses, que porventura tiveram contato com o caso suspeito”, explica.

Apesar do bloqueio ser feito diretamente no território do paciente suspeito, as pessoas que tiveram contato e que não compareceram à vacinação de bloqueio devem procurar uma Unidade Básica de Saúde.

Em Jundiaí, as vacinas estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínica da Família. A indicação do Ministério da Saúde é para aplicação de duas doses entre a população de 1 a 29 anos e uma dose para pessoas acima de 30 anos. A orientação da enfermeira é para que aqueles que façam parte do grupo e que não tenham recebido a imunização em alguma oportunidade, busque a UBS para a vacinação de rotina levando a carteira de vacinação.

O sarampo tem como sintomas iniciais a febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Momo aparece em vídeos de slime do YouTube Kids e ensina as crianças a se suicidarem

Geral

Dona de casa evangélica invade igreja católica e quebra quadros e imagens de santos

Geral

Bombeiros quebram vidros de carro estacionado em frente a hidrante para passar mangueira

Geral

Danilo Gentili é condenado a seis meses de prisão em caso Maria do Rosário

Geral

© 2019 Cruz de Malta Editores Associados | Novo Dia Notícias: Auditado pela Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo - ADJORI/SP. Filiado à Associação Nacional de Jornais - ANJ
Atibaia, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Salto, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo

Connect