28.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Traficante El Chapo é sentenciado à prisão perpétua nos EUA

spot_img

Nesta quarta-feira (17) o traficante de drogas mexicano Joaquín “Chapo” Guzmán, conhecido como “El Chapo”, foi sentenciado à prisão perpétua por um tribunal federal em Nova York, nos Estados Unidos. Apesar da sentença, dele deverá recorrer, segundo informou seu advogado.

Além da prisão perpétua, Chapo, um dos fundadores do cartel de Sinaloa, considerado o maior do mundo, foi sentenciado a mais 30 anos de prisão por porte de armas de fogo e a entregar US$ 12,6 bilhões (R$ 47,4 bilhões), disseram os procuradores.

El Chapo havia sido preso em 2016 e extraditado do México para os Estados Unidos em 2017. A partir daí, ele ficou praticamente isolado do mundo exterior, em prisão solitária. Isso por conta de seu histórico de fuga de cadeias mexicanas.

A sentença desta quarta-feira (17) veio após o júri popular ter considerado o traficante culpado por dez acusações feitas pelos procuradores norte-americanos em fevereiro deste ano.

“É justiça não só para o governo mexicano, mas para todas as vítimas de Guzmán [Chapo] no México”, disse Raymond P. Donovan, agente encarregado do escritório de Nova York da Administração de Repressão às Drogas, que teve papel fundamental em duas prisões do traficante.

Antes de ser sentenciado, El Chapo falou, por meio de um tradutor, sobre o tempo que passou em prisão americana. Desde fevereiro, esta é a primeira vez que se pronuncia.

“Foi uma tortura mental, emocional e psicológica 24 horas por dia”, declarou nesta quarta. Ele afirmou ter sido submetido a tratamento “cruel e desumano”.

Chapo também declarou que um julgamento justo lhe tinha sido negado.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas