19.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 18 abril, 2024

Vandalismo: era uma praça novinha, mas já foi destruída

spot_img

Dentro das comemorações da Revolução Constitucionalista de 1932, foi inaugurada na última sexta-feira (12) a Praça Monsenhor Arthur Ricci – Espaço Cívico MMDC/Heróis do Trem Blindado. A praça, que foi revitalizada, fica na avenida Nove de Julho, perto da Luiz Latorre.

No mesmo dia, um feirante (cujo nome não foi divulgado), dirigindo bêbado, invadiu a praça e destruiu parte do que havia sido inaugurado. Como ele já foi identificado, a prefeitura vai refazer o serviço e mandar a conta para o motorista.

A praça conta, inclusive, com a estátua do Soldado Constitucionalista, que já andou pela Praça São Paulo (em frente ao Parque da Uva), e no final da Nove de Julho. Em tempo: a estátua também já foi alvo de vândalos.

Os trens tiveram participação importante não só no transporte de tropas na Revolução de 1932, que colocou São Paulo contra o resto do Brasil, mas também como arma de guerra. Os trens blindados TB1 a TB6 eram equipados com holofotes, canhões e metralhadoras, e seguiam até as linhas inimigas, quando abriam fogo ao mesmo tempo em que acendiam as luzes; chegaram a ser conhecidos como Fantasmas da Morte pelo seu poder de destruição. Para resgatar esse fato histórico, quase desconhecido da população, é que as medalhas e a praça levam esse nome.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas