Connect with us

Geral

Atos em Curitiba e em Lisboa devem marcar 500 dias da prisão de Lula

A frente Brasil Popular do Paraná convocou suas organizações (partidos, movimentos populares e sindicais) e a sociedade para ato de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Preso em 7 de abril de 2018 pelo caso do tríplex do Guarujá, o petista completa 500 dias na Superintendência da PF (Polícia Federal em Curitiba (PR) nesta terça-feira (20).

O grupo irá se concentrar às 17h na vigília Lula Livre, localizada no bairro Santa Cândida, em Curitiba, em frente ao prédio da PF.

A intenção da frente é fazer ações, como panfletaços, faixaços e diálogos com a população, por toda a capital paranaense, em “denúncia aos 500 dias de uma prisão política”. Para a frente, o dia “não é de comemoração, mas de resistência”.

Além do ato convocado pela Frente Brasil Popular, está marcado um outro ato, organizado pelo PT, em Lisboa, na Praça Luís de Camões, às 18h (horário local, 14h no horário de Brasília).

O ex-presidente se apresentou à PF em 7 de abril de 2018.

Atualmente, o petista nega-se a entrar na Justiça com pedido para cumprir a pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias de prisão em regime semiaberto. Afirma que só pretende ir para casa após eventual absolvição ou anulação da sentença.

Em vídeo divulgado pelo PT na última 6ª feira (16.ago.2019), o partido pede assinaturas a um abaixo assinado pela liberdade de Lula, que segundo o boletim Lula Livre, tem mais de 200 mil assinaturas. No site oficial, contudo, constavam, até as 19h dessa 2ª feira (19.ago), 84.184 assinaturas:

Eis a íntegra da nota de convocação da Frente Brasil Popular do Paraná:

“500 dias. Um número que machuca e ofende. Mas que chama para a resistência. 500 são os cinco séculos que o país passou sob o domínio da elite nacional. Como nos ensinou o sociólogo Florestan Fernandes, essa elite é antinacional, antipopular, escravista, racista e patrimonialista. Nunca aceitou as medidas econômicas e sociais em favor da população pobre. E por isso querem manter Lula preso a todo custo.

Mas, dos faixaços às manifestações de apoio. Das ações dos Comitês Lula Livre às panfletagens de conscientização da população. Das denúncias da “Vaza Jato” às visitas de líderes e escritores internacionais que Lula recebe em sua prisão injusta: A sociedade civil reage e a prisão torna-se a cada dia mais absurda.

No dia 20 de agosto (terça), a Frente Brasil Popular do Paraná, de acordo com jornada de lutas nacional, convoca os comitês de Curitiba e região a fazer ações, panfletaços, faixaços, diálogos com a população, por toda a cidade, em denúncia aos 500 dias de uma prisão política.

Este dia não é de comemoração, mas de resistência e denúncia. Ao final da tarde, com concentração às 17h, as organizações que integram a Frente Brasil Popular, e todas as demais que se somam à luta por Lula Livre, estão convidadas para o ato político na Vigília Lula Livre, coração da resistência, para reafirmar nosso compromisso com a resistência, com o apoio a Lula onde ele estiver, e com a democracia.

Chamamos toda população a lutar por democracia, emprego, educação, saúde, a se somar à luta por um Brasil livre e com justiça social!”

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Momo aparece em vídeos de slime do YouTube Kids e ensina as crianças a se suicidarem

Geral

Dona de casa evangélica invade igreja católica e quebra quadros e imagens de santos

Geral

Bombeiros quebram vidros de carro estacionado em frente a hidrante para passar mangueira

Geral

Danilo Gentili é condenado a seis meses de prisão em caso Maria do Rosário

Geral

© 2019 Cruz de Malta Editores Associados | Novo Dia Notícias: Auditado pela Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo - ADJORI/SP. Filiado à Associação Nacional de Jornais - ANJ
Atibaia, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Salto, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo

Connect