19.5 C
Jundiaí
quinta-feira, 18 abril, 2024

Fim da obrigatoriedade de simulador para tirar CNH começa a valer em setembro

spot_img

O número de aulas para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vai ser reduzido a partir do dia 16 de setembro. Além disso, o processo para obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) documento exigido para guiar cinquentinhas (como são conhecidos os ciclomotores com motor de até 50 cm³), deve ser alterado no mesmo período.

Confira as mudanças:

CNH (Categoria B) – a partir de 16 de setembro, acaba a exigência de uso do simulador nas autoescolas para quem quiser tirar a CNH na categoria B (carros). Ele passa a ser facultativo. Sendo assim, o número de horas/aulas obrigatórias para tirar a CNH passará de 25 para 20.

ACC (Cinquentinha) – também a partir de setembro, durante 1 ano, quem quiser guiar cinquentinhas poderá fazer as provas teórica e prática sem ter feito aulas. Somente se for reprovado, terá de passar por aulas práticas.

Mas a partir de setembro de 2020, as aulas voltam a ser exigidas, mas o número cai de 20 para cinco horas, sendo que uma delas deve ser noturna.

No exame prático, o candidato poderá usar seu próprio ciclomotor — desde que o veículo tenha, no máximo, 5 anos de uso.

O objetivo do governo com essas novas regras é desburocratizar e reduzir custos na hora de tirar a Carteira Nacional de Habilitação.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas