22.4 C
Jundiaí
terça-feira, 23 abril, 2024

Leishmaniose: campanha acontece até sábado

spot_img

Até sábado (10) a Secretaria de Saúde de Itupeva promove a semana de prevenção, controle e conscientização sobre a leishmaniose visceral. Durante toda a semana, agentes de endemias entregaram folhetos informativos nas Unidades Básicas de Saúde, hospital e comércio de Itupeva.

A leishmaniose visceral canina é doença grave para os animais. O cão doméstico é considerado importante reservatório do parasita. A doença não é transmitida através das lambidas, mordidas e afagos. O contágio ocorre somente por meio da picada da fêmea do flebotomíneo.

A humana não é transmitida de pessoa a pessoa e nem de animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada dos flebotomímeos fêmeas infectados. O parasita ataca o sistema imunológico e, meses após a infecção inicial, a doença pode evoluir para uma forma visceral mais grave, que é quase sempre fatal se não for diagnosticada e tratada precocemente.

Todos os cães infectados, mesmo aqueles sem sintomas aparentes, são fonte de infecção para o inseto transmissor, e, portanto, um risco à saúde. “Muitas pessoas às vezes não têm conhecimento sobre a doença e não sabem como agir caso se deparem com um animal com a doença. Esse tipo de campanha é fundamental para orientar a população”, afirma a secretária de Saúde, Lúcia Checchinato.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas