22.3 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Levantamento aponta que 53% das vítimas de estupro no Brasil tem até 13 anos

spot_img

De acordo com um levantamento feito pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado na ultima terça-feira (10), quatro meninas de até 13 anos são estupradas a cada hora no Brasil. Mais da metade – 53,8% – das vítimas femininas de estupro em 2017 e 2018 eram meninas com essa faixa etária. Além disso, três a cada quatro casos, são cometidos por pessoas conhecidas da vítima.

Em 2018 o total de estupros foi de 66.041, uma alta de 4,5% em relação a 2017 e o maior número desde 2009, quando a definição do crime foi mudada na legislação. O levantamento foi feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Para o membro do Fórum, Rafael Alcadipani, de 42 anos, o levantamento feito este ano traçando o perfil das vítimas, permite visualizar um quadro mais completo do que está acontecendo no país.

“A ideia que a gente tem de como vai acontecer um estupro, um estranho vem e ataca uma moça na rua, não corresponde à maioria dos casos”, afirmou.

O retrato formado a partir dos dados detalhados mostra uma situação oposta: a maioria dos casos acontece com crianças, dentro de casa e o agressor é conhecido. “Pode ser alguém em quem a vítima ou sua família confia e acha que não vai ter esse tipo de problema”, disse o especialista. Para ele, a criança pode até não perceber que está sendo vítima de violência.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas