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Artigos

A finalidade da Educação

Nossa civilização nasceu da contribuição das civilizações Grega, Hebraica, e Romana. Historicamente, a educação sempre teve a finalidade de conduzir o ser humano a realizar-se em todas as suas dimensões (biológica, psíquica e espiritual), porém essa finalidade vem sofrendo modificações. Podemos constatar essas transformações através das legislações implementadas no Brasil e suas orientações pedagógicas.

O embrião do ensino no Brasil, se deu em 1549, quando os jesuítas desembarcaram na Bahia, fundando assim os primeiros colégios.  No ano de 1599 tivemos a primeira diretriz curricular, a Ratio Studiorum, que constava o ensino da gramática média, da gramática superior, das humanidades, da retórica, da filosofia e da teologia.

Com a Revolução industrial, o fim último da educação passou a ser a busca da mão de obra especializada, e a preocupação com a pessoa humana passou de, o que ela poderia SER, para o que ela poderia PRODUZIR.

Um dos momentos fundamentais da história da educação no Brasil aconteceu no ano de 1808 com a chegada da família real no Brasil, que, estrategicamente, veio para a América fundar uma Império. Trouxeram em seus navios, cerca de 60 mil livros, que deram origem à Biblioteca Nacional.

Após esse episódio, tivemos a criação das primeiras escolas de ensino superior de nosso pais.

Desde o Império, passamos por 7 constituições, que trouxeram o tema da  educação como política fundamental.

Tivemos também a implementação da Lei de Diretrizes e Bases; suas versões foram aprovadas nos anos de 1961, 1971 e 1996.

Podemos perceber os direcionamentos dessas diretrizes: a finalidade da educação, que deveria ser a busca do saber, passa a ser a orientação das pessoas para o atendimento das demandas industriais; a tecnologia da informação se torna uma alternativa para substituir as relações humanas pelos computadores.

Em alguns lugares não temos mais professores, apenas tutores e tablets.

É bem difícil reconhecer que isso seja um problema, porém, precisamos de uma educação que realize o ser humano por completo e resgate o principal fim da educação, que é desenvolver o ser humano em toda sua transcendência. Isso passa pela vivência das virtudes na busca da verdade, e não uma instrumentalização da pessoa humana.

DOUGLAS MEDEIROS
Vereador

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