Brincar faz parte do processo de desenvolvimento das crianças e foi com esse objetivo que a Emeb Aparecida Bernardi do Amaral, no Morada nas Vinhas, desenvolve o projeto Vamos Brincar?, que, neste mês propôs a confecção de brinquedos com material reciclável pelas famílias dos alunos. O resultado do trabalho da escola será uma exposição no Complexo Argos, ainda neste mês.
Rafael Moscolote estava animado ensinando como se brincava com o telefone sem fio feito por ele e sua família. “Uma pessoa fala em uma lata, a voz vai pelo barbante e chega até a outra latinha, no ouvido do outro”, explicou. Kauã Lorenzo Dalaqua, de 5 anos, projetou junto com o pai um carro do futuro com garrafa de refrigerante de 2 litros. “O carro tem o motor em cima”, mostrou o menino, apontando para o catavento feito também com garrafa pet.
A Arena do Guilherme, feita por ele e sua família foi a melhor atividade do garoto Guilherme Vitoriano Vale, de 5 anos. “Eu tenho outros brinquedos de jogo de futebol em casa, mas esse, que fiz em casa é o melhor. É o que gosto mais pois foi feito com os meus pais”, contou orgulhoso.
Com experiência em veículos, o frentista Maikon Campos, 31 anos, projetou junto com a filha Brenda, de 5 anos, um carro com caixa de papelão. “Sempre que posso eu brinco com a minha filha, mas fazer esse brinquedo com ela foi muito importante. Qualquer coisa que faça ela sorrir tem um valor enorme para mim”, afirmou Maikon, que pediu ao patrão para sair mais cedo para atender ao pedido da filha – visitar a exposição da escola.
De acordo com a diretora da Emeb, Mariana Carbone Avelino, o projeto teve repercussão entre os pais, já que a unidade conta com pouco mais de 300 alunos e receberam mais de 200 projetos. “O resultado é tão representativo que pretendemos fixar a confecção de brinquedos na grade de atividades da escola todos os anos”, diz.





