19.5 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Itu se destaca em ranking como a 10ª cidade mais inteligente do Brasil

spot_img

A cidade de Itu ficou em 10º lugar no ranking que classifica os 100 municípios mais inteligentes e conectados do Brasil. De acordo com o ranking Connected Smart Cities 2019, a cidade também se destacou m relação ao meio ambiente, alcançando a 9ª posição.

O estudo leva em consideração dados de 700 municípios brasileiros e avalia 70 indicadores que envolvem todas as áreas, como educação, empreendedorismo, energia, governança e economia, meio ambiente, mobilidade e acessibilidade, saúde, segurança, tecnologia e urbanismo.

No ranking geral, Itu ocupava a posição 87 em 2018. Neste ano, deu um salto significativo em razão do investimento municipal em tecnologia e inovação, passando para a posição 50.

Um indicador positivo que teve impacto no ranking das cidades inteligentes foi o IDEB, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. A educação da rede municipal de Itu teve nota 6,3, atingindo a meta projetada em 2017.

“Estamos muito satisfeitos com a evolução no ranking. Temos um planejamento estratégico, que estamos seguindo à risca. A tendência é a de que a cidade evolua e melhore ainda mais nos próximos anos”, disse o prefeito Guilherme Gazzola.

Segurança:

Além de ser considerada uma cidade inteligente, Itu se destacou também como uma das cidades mais seguras do Brasil. No quesito segurança, o município do interior paulista ocupa a 10ª posição nacional. Ambos os reconhecimentos são resultado de uma série de ações estratégias que o governo municipal vem tomando.

No caso da segurança pública, por exemplo, foram feitos investimentos como a implantação da Muralha Eletrônica, o Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública Municipal e também a capacitação de equipes de segurança, compra de equipamentos e novas viaturas.

Muralha eletrônica:

A Muralha Eletrônica é um importante aliado da segurança pública. Esse sistema foi implantado pela Prefeitura de Itu no ano passado e está interligado a outros municípios, o que permite detectar a entrada e saída de veículos envolvidos em atos criminosos. Tal investimento contribui para que Itu seja uma cidade segura reconhecida pelo Connected Smart Cities 2019.

A redução no número de furto e roubos de veículos, por exemplo, diminuiu em 52% depois da implantação do sistema, no entanto, a muralha eletrônica também pode ajudar a Guarda Civil Municipal e as polícias Militar e Civil a esclarecerem outros tipos de crimes.

Destaque em Meio Ambiente:

Itu ainda se destacou em relação ao meio ambiente no Connected Smart Cities 2019, ocupando a 9ª posição no ranking. Um dos motivos é o investimento realizado no programa de recuperação de nascentes e plantio de árvores e matas ciliares, ações que estão recuperando cabeceiras da bacia do Itaim, responsável pelo abastecimento de água de 20% da população.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas