18.6 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Programa Tempo de Cuidar chega a Francisco Morato

spot_img

De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aproximadamente 47 mil crianças e adolescentes estão em situação de acolhimento no Brasil. Desse total, 73,48% têm mais de 5 anos de idade; contudo, 77% dos pretendentes à adoção só aceitam crianças até 5 anos, segundo o Cadastro Nacional de Adoção (CNA).

Os números ficam mais alarmantes quando a pesquisa é separada por eixos, envolvendo o perfil que maior parte dos pretendentes busca: 14,55% só adotam crianças brancas; 58% aceitam apenas crianças até 4 anos de idade; 61,92% não aceitam adotar irmãos; e 61% só aceitam crianças sem nenhuma doença. Os dados são da agência Observatório do Terceiro Setor.

Com o crescimento desses números, a Vara da Criança e da Juventude de Francisco Morato trouxe para a cidade o Programa Tempo de Cuidar, no intuito de mudar esse cenário. O objetivo é apadrinhar de forma afetiva ou financeira crianças e adolescentes com idade entre 8 e 17 anos, que foram acolhidas institucionalmente e com possibilidades remotas de adoção.

O apadrinhamento afetivo consiste na visita regular ao afilhado, buscando-o para passeios aos fins de semana, feriado ou férias, oferecendo lazer e atividades de convívio social e familiar, trazendo experiências positivas e referenciais de vida e uma construção digna de futuro para as crianças e adolescentes.

O apadrinhamento financeiro é aquele onde se dá suporte financeiro ou material para o afilhado, seja com reformas na instituição de acolhimento, doações de materiais escolares, brinquedos, roupas e calçados, entre outras opções. Há possibilidade também de patrocínio de cursos profissionalizantes, práticas esportivas ou contribuição mensal em conta poupança, que será aberta em nome do afilhado com movimentação somente com autorização judicial. Informações: 4488-3381, ramais 21 e 30.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas