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sexta-feira, 19 abril, 2024

Refrigerantes são 62% das bebidas consumidas por crianças nos EUA

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Nesta terça-feira (15), Singapura se tornou o primeiro país do mundo a proibir anúncios publicitários de refrigerantes e outras bebidas com elevado teor de açúcar. A decisão, ainda que controversa, parece estar de acordo com outros movimentos ao redor do mundo. Na Itália, o governo propôs subir os impostos sobre alimentos de confeitaria, incluindo essas bebidas doces. Calcula-se que o novo tributo criaria uma despesa familiar média de 263 reais por ano, e por isso seria uma forma progressiva de dissuadir o consumo crescente naquele país.

No mesmo caminho, um estudo realizado pela Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, em parceria com o Centro Rudd de Política Alimentar e Obesidade, e que foi publicado nesta quarta-feira, 16, descobriu que bebidas de frutas e águas com sabor que contêm açúcares adicionados ou adoçantes de aspartame dominaram as vendas destinadas às crianças. Em 2018, essas bebidas representaram 62% dos 2,2 bilhões de dólares gerados com esse comércio.

Em acréscimo, outro relatório — financiado pela Fundação Robert Wood Johnson — descobriu que bebidas mais saudáveis, como suco integrais, representavam apenas 38% das vendas para o público infantil, naquele mesmo ano. O relatório também concluiu que as empresas gastaram 20,7 milhões para anunciar refrigerantes em 2018, principalmente para crianças menores de 12 anos de idade.

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