publicidadespot_img
15.1 C
Jundiaí
terça-feira, 1 julho, 2025

Templo da perdição: tortura, estupros e humilhação em Caieiras

Um verdadeiro castelo na Serra da Mantiqueira, em Caieiras, teria sido um local de tortura, estupro e humilhação. A denúncia é do Ministério Público, que investiga o caso. Os envolvidos são um grupo católico ultraconservador, dissidentes da Tradição, Família e Propriedade (TFP), os Arautos do Evangelho.

Os Arautos do Evangelho surgiram há 20 anos. A organização foi fundada pelo monsenhor João Clá Dias, que até então pertencia à TFP. Atualmente os Arautos do Evangelho têm 15 colégios no Brasil, com pouco mais de 700 alunos em regime de internato. Os Arautos são reconhecidos pelo Vaticano como associação religiosa.

As denúncias começaram no ano passado, quando 40 pessoas procuraram o Ministério Público de Caieiras, relatando humilhações, assédio, abuso psicológico e estupro. Algumas mães, que haviam notado mudança de comportamento dos filhos, estão entre as denunciantes – os Arautos teriam incentivado o afastamento das famílias por considerar seus ensinamentos mundanos.

Não só mães fizeram denúncias. Uma ex-interna relata abuso sexual e estupros. Há Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia de Caieiras. Ela contou que aos 13 anos foi acordada por sua superiora, no alojamento, para tomar banho. Foi quando notou que estava com seu órgão sexual irritado e com sangramento. Ela acredita que tenha sido dopada e violentada.

Outra denunciante vive hoje no Canadá. Ela contou ao MP que esteve em regime de internado no castelo dos Arautos, em Caieiras, e que dos 12 aos 16 anos recebeu carícias nas nádegas e nos seios. Essas carícias eram feitas pelo fundador dos Arautos, João Clá, que há dois anos renunciou à presidência da associação.

Uma outra, colombiana, veio para o Brasil com 11 anos e passou dois anos no castelo dos Arautos. Ela foi chamada à sacristia por João Clá, após uma missa, e viu quando ele beijou outra menina. Depois ela também foi beijada na boca. Paqra João Clá, “elas estavam recebendo a graça”.

Os Arautos negam todas as acusações, apesar de serem flagrantes as violações ao Estatuto da Criança e do Adolescente e à Constituição. As denúncias haviam sido arquivadas há algum tempo, mas a advogada de algumas famílias conseguiu reabrir o caso no Conselho do Ministério Público.

Direito de Resposta

A Associação Arautos do Evangelho do Brasil informa:

A informação publicada pelo NOVO TEMPO de que padres da instituição teriam estuprado uma pessoa, é falsa e agride a Instituição na medida em que afirma a ocorrência de um crime que não existiu.

A reportagem se baseou em elementos falsos, divulgando informação caluniosa, cuja falsidade já era possível identificar desde o Boletim de Ocorrência, gerando desinformação à população e prejuízo moral aos Arautos do Evangelho.

Depois de ouvidos todos os envolvidos, a Delegada concluiu que:

  • Não há indícios da ocorrência do fato.
  • A versão da denunciante é fantasiosa e não crível.
  • Ninguém deverá ser indiciado.

Desta forma, a Associação Arautos do Evangelho do Brasil vem neste momento reestabelecer a verdade.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

16 COMMENTS

  1. Bom dia!

    Reportagem de quinta categoria, nem mesmo ouviram a parte contrária. Só de deram ao trabalho de “replicar” o que a seita anti-arautos já havia exposto. Eu teria vergonha de ser o responsável por este jornaleco.

  2. Os Arautos do Evangelho, tem provas que dizem o contrário, que jornal sério, sai por aí espalhando mentiras?! A quem interessa todas estas acusações?

  3. Tudo mentira! Conheço os Arautos desde antes de sua fundação! Frequento diariamente com minha esposa e filhas! São aprovados por Roma desde 2001 e quem os conhece sabe que seu trabalho é muito bonito e puro! É só ir lá para ver as missas diárias! Quem for verá que são uns anjos: felizes, generosos, caridosos, estudiosos, simpáticos, limpos, comunicativos e muito numerosos!
    Há os que não gostam e sentem inveja…
    Procurem conhecer os Arautos e verão como toda essa mentira deslavada cai por terra no primeiro minuto!

  4. Tudo mentira infundada… Vocês não tem matéria pra publicar e fica requentando matéria de outros jornalecos. Pois publiquem essas notícias também já que vocês não sabem fazer Jornalismo… só sabem copiar.

    https://exarautos.org/2019/10/23/bomba-colombiana-fantastica-e-desmascarada/?utm_medium=webpush&utm_source=onesignal

    https://www.expressoceara.com.br/noticias/bagarre/saiba-quem-e-alex-ribeiro-de-lima-o-ex-interno-que-emitiu-depoimento-falso

  5. Que matéria nojenta! INJÚRIA, CALÚNIA, E DIFAMAÇÃO!!! Pensem no que vcs publicam, pode ser muito danoso a famílias que de respeito que não ficam babando na capa dos jornais de vcs!!!

  6. Que matéria nojenta! INJÚRIA, CALÚNIA, E DIFAMAÇÃO!!! Pensem no que vcs publicam, pode ser muito danoso a famílias de respeito que não ficam babando na capa dos jornais de vcs!!!

  7. Mentira! Mentira! Mentira!
    Sensacionalismo!

    O que vocês estão fazendo é muito grave! Acusam sem qualquer fundamento… Espalham notícias falsas para vender e “fazer dinheiro”.

    Que falta de compromisso com a Verdade!

    Que falta de respeito para com milhares de milhares de pessoas e famílias que são Arautos do Evangelho!

    Que falta de profissionalismo e ética!

    Entrevistem-nos, falem com pessoas que convivem diariamente com os Arautos, que possuem filhos, sobrinhos, primos, irmãos lá dentro.

    Matéria ridícula, tendenciosa, caluniosa, difamatória, injuriosa para propagar a mentira.

    #foramidiamentirosa!

  8. Mentirosos! Como pode um veiculo de comunicação publicar uma manchete denegrindo a imagem de uma Instituição seríssima que só faz o bem.
    Calúnias sem qualquer prova, publicada como se fosse verdade.
    Ninguém desse jornal foi na delegacia de Caueiras ver o BO da falsa acusação? Vão lá e verão que a acusadora foi desmascarada pela própria família e testemunhas que levou.
    É o cúmulo da inrresponsabilidade essa publicação. Certamente irão responder criminalmente.

  9. “A calúnia é como o carvão. Quando não queima, suja a mão.”

    Assim e alma de quem escreve tais barbáries, sem fundamentos e totalmente parcial, notoriamente ideológica!!

  10. PELAS MENTIRAS, ESTE SITE DEVE CHAMAR-SE NOVA TREVA !!!
    SÓ POSTA CALÚNIAS INFUNDADAS, UMA MATÉRIA MAIS TORPE QUE A OUTRA.
    EXECRÁVEL !!!

  11. Quem é o jornalista responsável por este jornaleco de quinta categoria. Precisamos saber para denuncia-lo ao Conselho da classe, para que ele seja punido por divulgar matéria difamatória sem verificar a verdade. Quem souber o nome mande para que possamos mover um processo contra ele e a direção deste jornaleco.

  12. Mentiras e calúnias. Conheço muito bem os Arautos , uma Instituição que só promove o bem. Vários depoimentos de pessoas que conhecem e mostram a verdade e não publicam.

  13. Até tu NovoDiaNoticias!
    O que a mídia tendenciosa não faz para ganhar dinheiro não é?
    Vomitam todo tido de acusação contra a honra e idoneidade dos Arautos e acham que vai ficar por isso mesmo? Estão muito enganados… Os Cordeiros também sabem se portar como Leões quando necessário!

  14. As acusações são improcedentes, sobretudo as referentes ao Monsenhor João. Ele é completamente averso ao estupro, ao assédio e outras formas de imoralidade. Tem sido um exemplo de caridade cristã e de virtude, sobretudo da pureza de alma e da castidade.

Deixe uma resposta