20.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Composto de planta pode melhorar memória e reduzir ansiedade

spot_img

O Brasil é o país com maior número de pessoas ansiosas do mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). De acordo com o órgão, 9,3% dos brasileiros sofrem com o transtorno — o triplo da média mundial. Mas um estudo conduzido por brasileiros pode ajudar a combater o problema de uma forma bem natural: com a ajuda de uma planta.

A pesquisa, publicada neste ano pelo “European Journal of Pharmacology“, estudou compostos de derivados de plantas “flavonas”, conhecidas popularmente como “corticeiras”.

Os pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da Embrapa Florestas do Paraná e do Instituto de Química da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara descobriram componentes ansiolíticos nas plantas que, ao contrário de medicamentos como os benzodiazepínicos (vendidos em farmácias e que prejudicam a memória), atuam como melhoradores cognitivos.

“Nosso grupo isolou esses flavonoides da casca do caule de Erythrina falcata L e avaliou os efeitos dessas substâncias na aquisição da memória do medo e na sua extinção, um processo que requer a inibição de respostas adquiridas previamente por meio da formação de novas memórias”, explicou a professora Suzete Maria Cerutti, da Unifesp.

O objetivo do estudo foi, ao mesmo tempo, analisar a memória, a ansiedade e a atividade locomotora. Agora, o grupo avalia o efeito do extrato de plantas rico em flavonoides na reversão ou na atenuação dos danos neurais e comportamentais causados pelo Alzheimer, uma das demências mais comum no país.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas