19.5 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Confirmada primeira morte por sarampo em Limeira

spot_img

Uma menina de um ano e 10 meses morreu de sarampo na cidade de Limeira. É o primeiro caso de morte pela doença no Interior do Estado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Limeira, a criança tinha tomado as duas doses da vacina contra a doença e especialistas classificaram a ocorrência como sendo um caso atípico. Dessa forma, o total de vítimas fatais por sarampo chega a 14 no Estado de São Paulo. Em Limeira, 30 casos da doença foram confirmados, incluindo a vítima fatal.

A morte da menina ocorreu no dia 26 de agosto, mas a causa só foi confirmada nesta quinta-feira (7) pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Na ocasião, a criança foi internada com febre, tosse e chiado no peito. Houve agravamento do quadro de saúde da criança no mesmo dia da internação e, em poucas horas, ela morreu. O atestado de óbito, antes da confirmação do Instituto Adolfo Lutz, trazia morte por broncopneumonia.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que há 8.516 casos de sarampo confirmados laboratorialmente e 14 mortes. O Estado também confirma casos com base no critério clínico epidemiológico (ou seja, com base em sintomas e avaliação médica), englobando outras 2.579 ocorrências e chegando ao total de 11.095 registros de sarampo no Estado.

Vacinação:

Por ser a faixa etária mais vulnerável a casos graves e óbitos, o Estado de São Paulo mantém a vacinação contra o sarampo em bebês com idade entre seis meses a menores de 12, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde. Essa faixa etária representa cerca de 15,3% do total de casos registrados.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela.

Neste ano, os bebês com menos de 12 meses também devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário. Há contraindicação para bebês com menos de 6 meses.

Neste mês, entre os dias 18 e 30 será realizada a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, voltada a jovens de 20 a 29 anos. A recomendação é ter, pelo menos, duas doses da vacina.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas