23.6 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Famílias são obrigadas a deixar casas em Vinhedo após alerta

spot_img

Pelo menos 28 famílias vão ter de deixar as residências onde moram, no bairro Casa Verde, em Vinhedo (SP). A determinação é fruto de uma avaliação do Instituto Geológico, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que apontou risco 4 – o mais alto – para desabamento e deslizamento. As casas são na Rua Oti e estão localizadas ao lado de um barranco.

Os moradores foram notificados no começo de outubro e duas famílias já decidiram deixar os imóveis. Segundo o instituto, medidas emergenciais precisam ser tomadas, como a organização da drenagem, construção de muros de contenção e monitoramento constante da Defesa Civil.

“A área já tem uma suscetibilidade ao escorregamento. Ali existe uma grande encosta, um talude quase vertical, com uma fileira de casas na base desse talude e outra fileira no topo. Já existem alguns indícios de deslizamento, como muros trincados. Neste período chuvoso, podem haver eventos perigosos naquela região”, disse o diretor adjunto do instituto, Cláudio Ferreira.

O medo dos moradores:

Com a chegada do período de chuvas, os moradores das residências estão preocupados com a possibilidade de desabamento. A motorista de transporte por aplicativo Sueli Afonso de Moraes afirmou que, apesar da apreensão, não está preparada para deixar o imóvel. “Isso aqui é nosso, a gente não invadiu nada. Eu não estava preparado para isso, não quero deixar a minha casa”, explicou.

Já Anísio de Moraes Filho mora no local há 30 anos e criticou a demora para que uma decisão definitiva fosse tomada em relação às residências. Segundo ele, existe um projeto desde 2012 para a construção de um muro de arrimo.

“Agora, de repente, recebemos um comunicado que teríamos que mudar, mas não tivemos garantia de nada, de para onde a gente vai, do que vai acontecer com as nossas casas, se a gente vai deixar nossas coisas aqui. Ninguém falou nada”, afirmou.

O que diz a Prefeitura:

A Prefeitura de Vinhedo informou que, depois da decisão judicial determinando a saída, notificou as famílias e ofereceu 24 apartamentos em um bairro vizinho. Segundo a administração, a assistência social está à disposição para ajudar os moradores.

O Executivo ainda afirmou que iniciou uma nova análise para verificar o que vai fazer na área com os novos alertas de risco. Os resultados “devem ser divulgados em 20 dias”.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas