Connect with us

Geral

Inadimplência cresce em outubro, e aumenta mais entre os mais velhos, aponta pesquisa

O número de consumidores com contas em atraso cresceu 1,58% em outubro, na comparação com igual período do ano passado, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (14) pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

O levantamento mostra também que o aumento da inadimplência foi mais expressivo entre a população com idade mais avançada. O crescimento de 7,1% na faixa de 64 a 84 anos, e de 4,1% entre a população de 50 e 64 anos.

Já entre os consumidores mais jovens, caiu o número de consumidores com dívidas atrasadas. A retração mais acentuada foi verificada na faixa de 18 a 24 anos, com uma diminuição de 21,6% em outubro na comparação com igual mês de 2018. Também houve recuo da inadimplência nas faixas de 25 a 29 anos (-9,9%) e de 30 a 39 anos (-1,5%).

A pesquisa mostra também que a maior parte das dívidas (53%) em aberto no país está ligada a instituições financeiras. O comércio responde por uma fatia de 17%, seguido pelo setor de comunicação (12%) e pelas contas de água e luz (10%).

“As dívidas com instituições financeiras são as que têm os juros mais caros do mercado em casos de atraso. E a falta de pagamento desse tipo de dívida pode transformar valores pequenos em cifras praticamente impagáveis, sobretudo por superarem, em muitos casos, a renda do consumidor”, alerta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

Segundo o levantamento, a média do valor devido pelos inadimplentes é de R$ 3.254,78, sendo que pouco mais da metade (53,1%) têm dívidas de até R$ 1.000.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Momo aparece em vídeos de slime do YouTube Kids e ensina as crianças a se suicidarem

Geral

Dona de casa evangélica invade igreja católica e quebra quadros e imagens de santos

Geral

Bombeiros quebram vidros de carro estacionado em frente a hidrante para passar mangueira

Geral

Danilo Gentili é condenado a seis meses de prisão em caso Maria do Rosário

Geral

© 2019 Cruz de Malta Editores Associados | Novo Dia Notícias: Auditado pela Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo - ADJORI/SP. Filiado à Associação Nacional de Jornais - ANJ
Atibaia, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Salto, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo

Connect