22.3 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Jardim Promeca ganha complexo com nome de Kim Nozaki

spot_img

O Complexo Esportivo e Social a ser inaugurado no Jardim Promeca no domingo (10) homenageia o ex-vereador e ex-prefeito Kenyty Nozaki, o Kim Nozaki. Membro de uma das primeiras famílias do Jardim Promeca, ele teve sua trajetória marcada pela humildade e amor à família. Em seus 73 anos de vida, kim, que morreu em junho de 2018, sempre buscou hábitos simples, de forma bastante ligada a seus irmãos, netos, pais, filhos e esposa, a ex-primeira-dama Célia Nozaki.

Nozaki, nascido em 6 de novembro de 1944, administrou a cidade de 1988 a 1992 e foi vereador entre 1968 e 1976 (dois mandatos). Quando foi vereador, o cargo ainda não era remunerado. “Ele fez isso por amor à cidade”, conta Iris Nozaki, de 35 anos, uma das três filhas.

Politico, economista e contador aposentado da prefeitura de São Paulo, onde trabalhou mais de 20 anos, Kim teve atuação importante para o desenvolvimento de Várzea Paulista. Sua gestão como prefeito foi marcada pelo trabalho em saneamento básico e permitiu a conclusão da Estação de Tratamento de Água, no Jardim Mirante, a instalação da Usina de Asfalto, Ciretran, Delegacia da Mulher, Fórum e Cartório Eleitoral, a implantação da Guarda Municipal e a construção de dois reservatórios de água, que, juntos, têm capacidade de 7.700.000 litros. Em seu mandato, a Prefeitura ganhou seu primeiro estatuto e instituiu o Fussbe (regime de previdência dos servidores estatutários de Várzea Paulista).

Apesar disso, Kim nunca fez questão de mudar seu jeito simples, como atestam seus familiares. “Eu era primeira-dama e pegava ônibus. Ia até a Prefeitura e voltava para casa a pé”, recorda Célia Nozaki, parceira de Kim por mais de 50 anos (43 anos de casamento e nove de namoro). A motivação de Nozaki não tinha nada a ver com soberba. “O sonho dele era ser prefeito. Assim, poderia trabalhar pela cidade que tanto amava”, afirma a filha mais velha, Graciela, de 41 anos.

Os três filhos, Graciela, Júnior e Iris, deixam claro que nunca tiveram regalia alguma por conta do cargo de prefeito exercido pelo pai. Ambos sequer estudaram em escolas particulares.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas