20.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Jundiaí registrou 34 acidentes com escorpiões em 2019

spot_img

Os jundiaienses estão preocupados com uma possível infestação de escorpiões. Só neste ano foram registrados 34 acidentes com os bichos na cidade.

Na casa da auxiliar de limpeza Sueli Ribeiro, na Vila Comercial, foram encontrados cinco escorpiões, colocados em um pote. Para os moradores, a preocupação é grande.

“O meu celular despertou e, na hora que eu levei a mão para pegar, o escorpião estava um pouco para cima do celular, que fica na parede. Aí eu peguei e fiquei naquele choque”, conta a costureira Rutineia de Castro.

Do lado de fora da casa, há uma pista do que pode estar atraindo os bichos. Sueli conta que a vizinha colocou em dois terrenos um material reciclado. São sacos com plástico, papel e papelão. Está tudo acumulado e a pilha passa de três metros de altura. Sueli pediu providências à prefeitura.

“A situação está muito perigosa, a gente não está dormindo por causa do medo do escorpião, porque a gente está pegando escorpião dentro de casa”, comenta Sueli.

Os moradores da região da Vila Progresso também estão com medo. Só no fim de semana, uma moradora encontrou dentro de casa mais de 10 escorpiões e os guardou em uma garrafa.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, ao todo foram contabilizadas 44 notificações envolvendo escorpiões este ano, mas sem nenhuma morte.

A prefeitura orienta os moradores a, quando encontrarem um escorpião, matarem ou aprisionarem o animal em um pote ou vasilhame e encaminhá-lo à Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Em caso de recorrência, o ideal é solicitar uma vistoria pelo telefone 156.

Ao ser picada por um escorpião, a orientação é que a pessoa procure um Pronto Atendimento (PA) para avaliação e identificação da necessidade de receber medicação. O soro é aplicado no Hospital São Vicente se a ocorrência for em adulto e no Hospital Universitário (HU) se for criança.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas