16.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Manancial do Rio Atibaia recebe 14 toneladas de lixo por mês

spot_img

Manancial que abastece 95% da população de Campinas (SP), o Rio Atibaia recebe, por mês, 14 toneladas de lixo, segundo a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), responsável pelo tratamento e distribuição da água. O entulho jogado nos mananciais pode causar entupimento e falha em pontos de captação.

“Esse material quando fica na água começa a se decompor e aí você vai começar a ter a poluição desse recurso hídrico, desse rio, e quanto mais poluído ele está, ou mais material tem, mais difícil vai ser de tratar depois. Mais difícil, mais caro”, explica a engenheira ambiental Amanda Rodrigues.

A Sanasa utiliza um sistema de grades nos pontos de captação do Rio Atibaia para evitar que o lixo que chega no manancial não interfira no tratamento, mas a preocupação persiste.

Moradores que moram próximos ao córrego afirmam que já viram pessoas fazendo o descarte de lixo irregular no local.

A pensionista Odete Fernandes mora há 48 anos em frente a um córrego de Campinas e já viu descarte irregular no local. “Eu já peguei gente descendo do carro e jogando lixo na minha frente”.

Já a dona de casa Julia Queiroz, que também mora em frente ao córrego, relata chegou a entrar lixo na residência dela durante um transbordamento. “Quando chove o córrego não dá conta, transborda e vem para frente da nossa casa, aí fica aquela sujeira, aquele mau cheiro”.

A dona de casa reclama que há um ponto de recolhimento de lixo perto do local, mas algumas pessoas não usam.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas