19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Novembro Roxo: Universitário promove a 1ª Expo Canguru

spot_img

Consegue imaginar um bebê pesando menos de 750 gramas? São 340 mil nascimentos de prematuros no Brasil todos os anos, 11,5% do total de nascidos. O percentual está acima da média mundial de 10%, segundo a Pesquisa Nascer no Brasil – Fiocruz 2016.

17 de novembro é lembrado como o Dia Mundial da Prematuridade e, por essa razão foi instituído como o Novembro Roxo. Quatro semanas durante as quais hospitais e órgãos de saúde do Brasil todo se mobilizam em campanhas que visam reduzir o número de bebês prematuros.

No Hospital Universitário são 22 bebês por mês, ou 7% dos nascidos. Classifica-se que um bebê é prematuro quando ele não atinge as 40 semanas de gestação e nasce com 37 semanas ou menos. Quando os bebês nascem com essas características são prontamente atendidos na UTI Neonatal da Instituição.

Por conta do Dia da Prematuridade, o Hospital Universitário vai realizar a partir de 18 de novembro, para seus colaboradores, a 1ª Expo Canguru. Serão cinco dias de feira, onde serão montadas estações com leitos de unidade de terapia intensiva neonatal e demonstradas as fases do método canguru da instituição (momento psiu, banho de sol, contato pele a pele). O evento vai ocorrer até dia 22, a partir das 8h na instituição.

De acordo com a enfermeira da UTI Neonatal, Cristiani Pavani Bini o método Canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família, internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, voltado para o cuidado humanizado que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas