21.7 C
Jundiaí
quarta-feira, 24 abril, 2024

1ª tecelagem a vapor do estado completa 150 anos

spot_img

Há 150 anos, a Fábrica São Luiz se tornava a primeira tecelagem a usar vapor para tocar suas máquinas em todo o Estado de São Paulo. Inaugurada em 1869, quando se iniciava a produção de tecidos de algodão no Brasil, era uma pequena fábrica com 24 teares e mil fusos. A maquinaria veio dos Estados Unidos, desembarcou no Porto de Santos, e dali seguiu para Jundiaí pela São Paulo Railway Company, e deste ponto até Itu o transporte foi feito em carros de bois, o que durou três dias.

A caldeira foi trazida para Itu em 1866, três anos antes da inauguração da fábrica. Veio da Inglaterra e demorou um mês para chegar, marcando o desenvolvimento industrial em todo o estado. Antecipando leis, a empresa contava com consultórios médico e dentário, além de creche para filhos de funcionárias – 70% de sua mão de obra era feminina.

A São Luiz foi a primeira a vapor do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil e funcionou durante 100 anos, encerrando suas atividades em 1982. Tombada pelo Patrimônio Histórico, vem sendo restaurada desde 1997. Atualmente, é um complexo cultural e turístico para eventos e encontros. Feira de Antiguidades, Exposição de Orquídeas, eventos natalinos, bazares e outros eventos culturais e sociais fazem parte da programação anual do local.​

Hoje a fábrica, transformada em Espaço São Luiz, recebe visitas monitoradas. Fica na rua Paula Souza 492, no Centro. As visitas podem ser marcas pelo telefone (11) 4013-4554, e feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e nos sábados, das 9 às 17 horas. A entrada é de graça.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas