21.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Artesã faz decoração de Natal usando materiais encontrados na natureza

spot_img

Com as festas de fim de ano se aproximando, muitas famílias decidem decorar as casas para entrar no clima natalino. São árvores enfeitadas, luzes, bonecos e guirlandas. Alguns materiais são caros e ficam fora do orçamento, e para economizar e deixar o ambiente diferente, uma opção é fazer a decoração com elementos colhidos na natureza.

Sementes, algodão, cascas de frutos, cipós, capins, galhos e vários elementos do cerrado, que é vegetação típica do Tocantins e podem ser encontrados com facilidade, podem ser matéria prima de uma linda guirlanda. Quem faz as artes é a artesã Tomásia Parrião.

As guirlandas são produzidas em casa e parte dos materiais são encontrados em um lote na frente da residência dela. “Fazendo minhas caminhadas sempre levo uma sacola. Em casa esquina que eu passo tem uma árvore, tem uma vargem diferente e eu fico enlouquecida com essas belezas e já levo para casa”, disse a artesã.

A mulher conta que começou a fazer artesanato após produzir um quadro usando sementes e amigas admirarem o trabalho. O que era feito por lazer virou fonte de renda extra. “A gente conta com um cerrado tão vasto desse, com tanta opção para geração de renda, para fazer artesanato”, disse a artesã.

A proposta é deixar a decoração mais natural possível, mas o rústico pode ganhar toques especiais.Um dos materiais mais utilizados é a casca de Chichá e a folhagem do Caroba do Cerrado. Depois de abertos, os material ficam semelhantes a uma flor ou com aparência de coração.

“Temos várias espécies de vargens e sementes. O Chichá tem as sementes que são alimentícias. O famoso Pente-de-Macaco tem no cerrado também”, explicou Tomásia Parrião. Ela conta que com pouco esforço os enfeites ficam prontos. “Na verdade nem é um trabalho, né? Porque é muito bom fazer. Só peguei a embira na árvore, a casca no chão e ao chegar em casa só montei”.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas