23.6 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

‘Emergência climática’ é eleita a ‘Palavra do ano’, você concorda?

spot_img

A “Palavra do ano” de 2019, segundo o Dicionário Oxford, é “emergência climática”. Ela foi divulgada no dia 20 de novembro e, segundo o próprio dicionário britânico, o uso do termo aumentou mais de 100 vezes desde setembro de 2018. Os dados foram coletados em um banco com milhões de palavras em inglês.

A definição de “emergência climática” estabelecida pelo Oxford é: “uma situação em que é necessária uma ação urgente para reduzir ou interromper a mudança climática e evitar danos ambientais potencialmente irreversíveis.”

No início de novembro, o dicionário Collins também anunciou sua expressão do ano: “greve climática”.

Como é escolhida a palavra do ano?

Todos os anos, a editora elege a palavra que, naquele período, atraiu um grande interesse.

As palavras candidatas ao prêmio são debatidas por um júri, que, segundo a instituição escolhe o termo vencedor com base no “potencial duradouro” e na “significância cultural”.

“A palavra ‘clima’ tem sido fundamental para 2019 e aparece em várias frases importantes, mas a ’emergência climática’ se destaca por vários motivos. Estatisticamente falando, isso representa uma nova tendência para o uso da palavra ’emergência'”, disse a equipe do dicionário.

Palavras/expressões escolhidas nos últimos anos

  • ‘Tóxico’ – em 2018
  • ‘Youthquake’ – em 2017
  • ‘Pós-verdade’ – em 2016
  • ‘Emoji’ – em 2015

Ainda segundo o Oxford, a escolha do termo em pesquisas científicas sobre questões climáticas influenciou o aumento do uso neste ano. Um artigo recente, assinado por 11 mil cientistas e 153 países, alertou que “os pesquisadores têm uma obrigação moral de alertar claramente a humanidade sobre qualquer ameaça catastrófica”.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas