22.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Homem também se cuida: os procedimentos estéticos mais procurados por idade

spot_img

Foi-se o tempo em que apenas as mulheres recorriam aos cirurgiões plásticos em busca de tratamentos para uma aparência mais jovem e equilibrada. Segundo a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), a cada dois minutos, um homem faz alguma intervenção estética, de um simples e rápido preenchimento facial até uma lipoaspiração que pode durar 4 horas.

Esse cuidado todo, explicam os especialistas, tem a ver com o aumento da expectativa de vida e que elevou os níveis de conscientização sobre saúde e bem-estar entre os homens. Hoje, eles estão deixando o preconceito de lado e descobrindo nos procedimentos estéticos meios eficazes para melhorarem a autoestima, a imagem profissional e a aparência na terceira idade.

Por isso, a fim de descobrir quais os tratamentos estéticos mais procurados por eles no Brasil, fizemos uma lista, dividida por fases da vida, com a ajuda de especialistas. Foram consultados Juliano Souto Ferreira, cirurgião plástico do Hospital dos Defeitos da Face; Fabio Antonio Naccache, médico do Núcleo Avançado de Cirurgia Plástica do Hospital Sírio-Libanês e Julio Cezar Viola, cirurgião plástico do Hospital Beneficência Portuguesa. Veja detalhes a seguir.

Dos 20 aos 35 anos

Para Viola, é nessa faixa etária que estão 40% dos pacientes. Ele cita, assim como seus colegas, que os procedimentos estéticos mais procurados entre os homens jovens são as correções de estruturas da face, como nariz e orelhas de abano (que também são bastante operadas na infância e na adolescência), e da ginecomastia, isto é, o crescimento benigno das glândulas mamárias masculinas e que também pode afetar homens obesos ou com mais de 50 anos.

A cirurgia que repara as orelhas é chamada de otoplastia e requer exames prévios, como de sangue e de coração, para avaliar as condições de saúde do paciente, que para se submeter a ela precisa receber anestesia geral ou local. No entanto, por ser um procedimento simples, demora apenas de 1 a 2 horas, podendo o paciente receber alta médica ainda no mesmo dia.

Já a rinoplastia busca equilibrar esteticamente a anatomia do nariz com a da face e reparar eventuais problemas do funcionamento respiratório. Antes de fazê-la, o paciente repassa suas queixas e expectativas para o cirurgião e faz vários exames pré-operatórios. Definido o procedimento estético, é feita a plástica e ele recebe alta geralmente depois de 24 horas. O pós-operatório também é tranquilo, mas requer cuidados que podem durar de 20 a 30 dias.

Na cirurgia de ginecomastia, por sua vez, é corrigido o excesso de tecido glandular, ou gorduroso, das mamas masculinas. O procedimento, que, em geral, consiste em um corte em formato de meia lua ao redor do mamilo, é indicado para casos benignos, com mais de um ano de duração e que não revertem com o emagrecimento natural ou com ministração de medicamentos. Nos casos mais comuns, o paciente é operado após receber anestesia local e sedação e tem alta no mesmo dia, podendo voltar às atividades rotineiras em 3 dias.

Dos 35 aos 60 anos

Em comum, os especialistas concordam que 40% a 60% de seus pacientes são jovens adultos e de meia idade. Quanto aos procedimentos que mais procuram, listam cirurgias de remoção de gordura em excesso do abdome, mas também de diversas partes do corpo, e para correção de calvície. Ferreira acrescenta os procedimentos minimamente invasivos, como enxertos de gordura na face e as já mencionadas rinoplastia, otoplastia e ginecomastia. Ele explica que os homens, depois dos 40 anos, buscam se empenhar mais em reverter sinais de envelhecimento.

Abdominoplastia e lipoaspiração são as cirurgias mais populares quando o assunto é eliminar flacidez e gordura. No entanto, a diferença entre as duas é que se a primeira é realizada exclusivamente no abdome, a fim de fazê-lo perder o efeito pendente, excesso de pele e estrias localizadas, a segunda se concentra em eliminar apenas a gordura localizada em várias partes do corpo. Se o alvo for a barriga, as duas técnicas podem até ser combinadas para obter um contorno de tronco mais definido.

No que se refere à calvície, que afeta 50% dos homens e se acentua com o avanço da idade, quando remédios e loções não surtem efeito, o tratamento mais procurado é o transplante capilar, que consiste em extrair folículos de uma região doadora do couro cabeludo e transplantá-los na parte calva da cabeça. O tempo do procedimento varia de acordo com o método, mas, em média, dura cerca de 6 horas e o paciente precisa estar anestesiado.

Quando há perda de volume em regiões como as maçãs do rosto, por exemplo, e os ossos acabam ficando realçados sob a pele, entra em cena a lipoenxertia facial. Esse procedimento consiste em extrair, por meio de lipoaspiração, gordura de qualquer outra parte do corpo, como a barriga e, após tratada, ela é enxertada com seringas fininhas no rosto. É uma cirurgia com recuperação semelhante à da lipoaspiração e que dura, em média, 1 hora para ser feita.

Dos 60 anos em diante

Homens idosos costumam ser minoria nos consultórios, segundo informa Naccache. Viola e Ferreira estimam em 20% os pacientes nessa faixa etária. Um dos motivos para a pouca presença deles é a própria idade avançada, que restringe a realização de cirurgias invasivas, principalmente após os 70 anos. Na terceira idade, aplicações simples e tratamentos para eliminar rugas, pálpebras caídas, flacidez do rosto e lesões de pele são os mais procurados.

O preenchimento facial, por exemplo, pode ser feito tanto com aplicação de toxina botulínica, que relaxa a musculatura facial e minimiza marcas e rugas na testa, área dos olhos e bochecha, como com ácido hialurônico, que preenche e dá volume a contornos que se perdem ou não são mais os mesmos com o envelhecimento. Por serem simples, tais procedimentos duram, aproximadamente, 15 minutos e exigem apenas um anestésico local.

Agora, no que se refere a excessos de pele, ritidoplastia e blefaroplastia saem em disparada. Enquanto a primeira, que também é conhecida popularmente por lifiting facial, consiste em uma plástica que levanta o tecido e reposiciona a musculatura do rosto, a segunda corrige cirurgicamente a queda da pálpebra superior e elimina bolsas de gordura localizadas na pálpebra inferior. Ambas requerem exames pré-operatórios e anestesia local e sedação.

Em casos mais sérios, como no combate ao aparecimento de tumores cutâneos, decorrentes da vulnerabilidade da pele fina e sensível à radiação solar, muitos homens idosos recorrem à excisão cirúrgica, que, em casos menos graves, pode requerer apenas um anestésico local e um pequeno corte na pele com um bisturi ao redor da lesão, depois é só dar uns pontinhos para fechar a ferida. Menos preocupantes, as manchas de senilidade podem ser removidas com tratamento a laser, que requer de 3 a 6 sessões, óculos protetores e muita hidratação.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas