O setor bancário lidera o ranking de investimento em presença digital móvel no Brasil, de acordo com a nova pesquisa Mobility Index, elaborada pela consultoria de negócios Pontomobi. Com isso, o banco Itaú, ocupa o topo da lista pelo segundo ano consecutivo.
Além do Itaú, também estão entre os 10 primeiros da lista os bancos Bradesco e Santander. As companhias de telecomunicações também figuram no ranking de presença digital, tendo Vivo, Oi e Tim em segundo, sétimo e décimo lugares, respectivamente.
“Um dos motivos para o fato dos bancos, telecomunicações e companhias aéreas terem se destacado no estudo é o esforço que esses segmentos realizam para escalar a capacidade de atendimento dos seus clientes em deslocamento”, explica Léo Xavier, CEO da Pontomobi e professor da USP, FGV e Insper.
O estudo avalia o grau de desenvolvimento e maturidade em presença digital das 325 empresas brasileiras mais valiosas, englobando 42 setores.
Para formar a lista, as empresas foram avaliadas como “mobile beginner”, “mobile basic”, “mobile ready” e “mobile expert”, considerando critérios como otimização, design responsivo e conteúdo. A partir disso, a Pontomobi conseguiu identificar as maiores marcas especialistas do país.
Um destaque do índice neste ano é a presença de empresas de varejo. Riachuelo, por exemplo, ocupa a 18ª colocação.