22.4 C
Jundiaí
terça-feira, 23 abril, 2024

Mais de 18 mil brasileiros foram detidos em 1 ano por entrarem ilegalmente nos EUA

spot_img

Mais de 18 mil brasileiros foram detidos entre outubro de 2018 e setembro de 2019 nos Estados Unidos por entrar irregularmente no país, informou a reportagem a autoridade norte-americana de Alfândega e Proteção de Froteira (CBP, na sigla em inglês).

Os dados consolidados não foram publicados, e não há informação como os estados de origem desses brasileiros ou do local onde eles foram detidos nos EUA.

Em entrevista coletiva concedida na terça-feira (10), o subsecretário em exercício de Segurança Nacional Ken Kuccinelli afirmou que o país “tem visto mais brasileiros aparecerem na fronteira sul” e que “há uma intensidade maior pelo lado americano para achar soluções” para conter a imigração irregular de brasileiros.

Segundo o subsecretário, o Brasil coopera com as autoridades americanas, mas de maneira “não suficiente”.

“Não é suficiente dados os padrões de imigração agora, o Brasil tem uma contribuição que aumentou de escala para isso e precisamos mais deles para ajudar a resolver o problema e essa é uma discussão que estamos mantendo agora”, afirmou.

Reportagem da emissora norte-americana CNN publicou que as mais de 18 mil prisões no período representam o maior número de detenções de brasileiros em 11 anos. No ano fiscal anterior — de outubro de 2017 a setembro de 2018 — teria havido apenas cerca de 1,6 mil prisões.

Apreensões na fronteira dos EUA

Segundo dados da CBP, guardas de fronteira detiveram 859.501 pessoas no ano fiscal de 2019. O número corresponde a mais do que o dobro dos 404.142 imigrantes detidos no mesmo período no ano anterior.

A patrulha de fronteira também apreendeu 76.020 menores desacompanhados somente entre outubro de 2018 e setembro de 2019.

Normalmente, pode determinação das autoridades norte-americanas, os imigrantes apreendidos ficam no máximo três dias nos centros de detenção próximos à fronteira. Entretanto, em novembro, reportagem do “Washington Post” mostrou que um grupo de mais de 50 brasileiros ficaram detidos por um período superior ao estipulado pela CBP. À época, o Itamaraty afirmou a reportagem que um grupo de 51 brasileiros detidos nos EUA retornaram ao Brasil.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas