16.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Doença misteriosa investiga substância tóxicas em cerveja

spot_img

Após exames preliminares, foi divulgado no fim da tarde de ontem (9) um laudo da Polícia Civil revelando a presença da substância tóxica dietilenoglicol em dois lotes de amostras da cerveja Belorizontina, principal marca de cervejaria artesanal Backer, com sede em Belo Horizonte.

A investigação, que inclui a análise das amostras, é conduzida pela polícia desde o final do ano passado, quando foi registrada a morte de um homem e a internação de outros sete em cidades de Minas Gerais.

O dietilenoglicol é um composto normalmente utilizado no processo de refrigeração em fábricas e sua ingestão pode afetar principalmente os sistemas nervoso, cardiopulmonar e renal.

Embora ainda investigando uma possível relação entre o consumo da cerveja e o problema de saúde, as consequências de sua ingestão correspondem aos sintomas apresentados pelos oito homens da doença ainda misteriosa.

Entre os pacientes hospitalizados, a maioria do bairro Buritis, região oeste da capital mineira, apresentaram sintomas similares em diferentes fases das internações, o que levantou suspeita entre as autoridades sanitárias da existência de uma síndrome.

A doença

Até o momento, nove casos da síndrome não identificados foram notificados, mas um deles acabou descartado, por não apresentar os mesmos sintomas dos demais casos.

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais acionou o Ministério da Saúde no domingo (5) sobre casos de insuficiência renal aguda com alterações neurológicas, cujas causas ainda não foram identificadas.

Especialistas do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (Sistema Único de Saúde) chegaram a Belo Horizonte na terça-feira (7) para colaborar com a investigação epidemiológica, confirmar o diagnóstico e, na busca e descrição dos casos, levantamento e análise de hipóteses sobre o modo de adoecimento, poder desencadear ações de prevenção e controle da doença.

Entre os sintomas apresentados pelos pacientes internados, a Secretaria e o Ministério da Saúde destacaram os gastrointestinais (náuseas, vômito e dor abdominal), associados a insuficiência renal aguda grave de evolução rápida em até 72 horas.

Ainda segundo esses órgãos, essas pessoas, na sequência, tiveram uma ou mais alterações neurológicas, como paralisia facial, vista borrada e cegueira total ou parcial.

A cervejaria

De acordo com a Backer, as cervejas dos lotes L1 1348 e L2 1348 estão contaminadas, mas a empresa está mapeando os estabelecimentos que receberam estes lotes da Belorizontina.

No total, são 66 mil garrafas, recolhidas imediatamente. O número do lote da cerveja está junto com o carimbo do prazo de validade da bebida.

O Procon (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) de Minas Gerais alertou para o consumo destes lotes da bebida, em cujas amostras foram encontradas a substância dietilenoglicol.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas