22.7 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Festa começou no antigo mercadão central

spot_img

Em 20 de janeiro de 1934, aconteceu a primeira festa da uva, que recebeu o nome de 1ª Exposição Vitivinícola do Estado de São Paulo. Organizada pelo então prefeito Antenor Soares Gandra, a exposição foi no antigo mercado, na rua Barão de Jundiaí, e no então Grupo Escolar Conde de Parnaíba, além das ruas no entorno. Mais de 100 mil pessoas visitaram a exposição, que ficou apenas um ano nesse lugar.

Em 1938 a festa foi para a antiga Praça Santa Cruz (hoje Praça das Bandeiras). Em 1947 (houve interrupção na sequência por causa da Segunda Guerra Mundial), a comemoração foi na Praça Governador Pedro de Toledo, e em 1953, com a inauguração do Parque Comendador Carbonari, a festa foi definitivamente transferida para o atual local. O parque foi projetado pelo arquiteto Vasco Antonio Venchiarutti, prefeito duas vezes de Jundiaí. Vasco projetou e construiu outras obras que mudaram a cidade, como a avenida Jundiaí, o Bolão e o Viaduto São João Batista.

Os primeiros registros do cultivo de uva em Jundiaí são de 1669. A produção se ampliou a partir do século 19, com a chegada dos imigrantes italianos, que para cá trouxeram a Uva Isabel. Mas foi a variedade Niagara, trazida do estado de Alabama (EUA) que melhor se adaptou às condições de solo e clima jundiaienses. Em 1933 aconteceu uma mutação somática espontânea no Traviú, surgindo a Uva Niagara Rosad (até então havia somente a branca).

Atualmente, há em Jundiaí mais de 1.500 propriedades agrícolas, que representam 52% do território. Dessas, 500 produzem uva em mais de 10 milhões de pés, que representam 30% de toda a uva produzida no Estado de São Paulo.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas