20.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Festa da Uva recebeu 35 mil pessoas no 1º fim de semana

spot_img

A 37ª Festa da Uva, que espera um aumento de público de cerca de 5%, ou seja, mais de 200 mil pessoas, teve o primeiro final de semana que superou as expectativas: em três dias – quinta, sexta e sábado – mais de 35 mil visitantes estiveram no Parque Comendador Antônio Carbonari. A festa prossegue nos próximos dois finais de semana.

A expectativa também é de aumento de 10% na venda de frutas em relação à festa anterior, que completa 85 anos em 2020. Boa parte do público do fim de semana foi composto por excursões da melhor idade, que aproveitaram a festa do começo ao fim. “Já comi muito e assisti a vários shows, é uma festa maravilhosa”, disse Arlete Cunha, que veio de São Paulo com um grupo de amigas, todas maiores de 60 anos.

De acordo com a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, são grupos e excursões que vem de diversas cidades e até de outros Estados. “E esse público aproveita a festa tanto ou até mais do que os mais jovens”, aposta.

Em 2019, Jundiaí recebeu da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social o selo intermediário da Programa Amigo do Idoso. Das 641 cidades do Estado de São Paulo, apenas 14 delas conseguiram esta certificação. Dos três selos possíveis para serem obtidos, o município já conta com dois deles.

Um exemplo dessa jovialidade foi a apresentação do grupo jundiaiense Geração + 60, formado há dez anos por integrantes de no mínimo, 60 anos, mas que conta com bailarinos de mais de 80. As coreografias embalaram o público – principalmente “YMCA”, clássico de discoteca do grupo Village People, com os dançarinos devidamente vestidos de policial, índio e caubói.

Um deles é Adirson Federighi, que, aos 80 anos, não falta aos ensaios semanais. “É um grupo sensacional. Nós ensaiamos duas vezes por semana, das 14 às 16 horas, no Complexo Fepasa, e nos apresentamos gratuitamente em diversos locais”, explica sua esposa, Sueli Federighi, de 78 anos, que fez parte de outra coreografia.

Em paralelo à Festa da Uva acontece a 8ª Expo Vinhos. Juntas, trazem várias atrações como leilão, premiações de uvas, vendas de artesanato, vinhos, licores, bebidas e produtos produzidos por agricultores da cidade, espaço infantil gratuito, atrações circenses, workshops enogastronômicos e a tradicional Cerimônia da Pisa da Uva, que acontece todos os dias sob o comando do Grupo Folklorístico Stella Bianca, voltado para a preservação e divulgação de danças e músicas das diversas regiões da Itália.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas