Connect with us

Jundiaí

Festa da Uva recebeu 35 mil pessoas no 1º fim de semana

Muitos grupos vieram em excursões de outras cidades. Programa Amigo do Idoso de Jundiaí já tem dois dos três possíveis selos de certificação

A 37ª Festa da Uva, que espera um aumento de público de cerca de 5%, ou seja, mais de 200 mil pessoas, teve o primeiro final de semana que superou as expectativas: em três dias – quinta, sexta e sábado – mais de 35 mil visitantes estiveram no Parque Comendador Antônio Carbonari. A festa prossegue nos próximos dois finais de semana.

A expectativa também é de aumento de 10% na venda de frutas em relação à festa anterior, que completa 85 anos em 2020. Boa parte do público do fim de semana foi composto por excursões da melhor idade, que aproveitaram a festa do começo ao fim. “Já comi muito e assisti a vários shows, é uma festa maravilhosa”, disse Arlete Cunha, que veio de São Paulo com um grupo de amigas, todas maiores de 60 anos.

De acordo com a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, são grupos e excursões que vem de diversas cidades e até de outros Estados. “E esse público aproveita a festa tanto ou até mais do que os mais jovens”, aposta.

Em 2019, Jundiaí recebeu da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social o selo intermediário da Programa Amigo do Idoso. Das 641 cidades do Estado de São Paulo, apenas 14 delas conseguiram esta certificação. Dos três selos possíveis para serem obtidos, o município já conta com dois deles.

Um exemplo dessa jovialidade foi a apresentação do grupo jundiaiense Geração + 60, formado há dez anos por integrantes de no mínimo, 60 anos, mas que conta com bailarinos de mais de 80. As coreografias embalaram o público – principalmente “YMCA”, clássico de discoteca do grupo Village People, com os dançarinos devidamente vestidos de policial, índio e caubói.

Um deles é Adirson Federighi, que, aos 80 anos, não falta aos ensaios semanais. “É um grupo sensacional. Nós ensaiamos duas vezes por semana, das 14 às 16 horas, no Complexo Fepasa, e nos apresentamos gratuitamente em diversos locais”, explica sua esposa, Sueli Federighi, de 78 anos, que fez parte de outra coreografia.

Em paralelo à Festa da Uva acontece a 8ª Expo Vinhos. Juntas, trazem várias atrações como leilão, premiações de uvas, vendas de artesanato, vinhos, licores, bebidas e produtos produzidos por agricultores da cidade, espaço infantil gratuito, atrações circenses, workshops enogastronômicos e a tradicional Cerimônia da Pisa da Uva, que acontece todos os dias sob o comando do Grupo Folklorístico Stella Bianca, voltado para a preservação e divulgação de danças e músicas das diversas regiões da Itália.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Momo aparece em vídeos de slime do YouTube Kids e ensina as crianças a se suicidarem

Geral

Dona de casa evangélica invade igreja católica e quebra quadros e imagens de santos

Geral

Bombeiros quebram vidros de carro estacionado em frente a hidrante para passar mangueira

Geral

Danilo Gentili é condenado a seis meses de prisão em caso Maria do Rosário

Geral

© 2019 Cruz de Malta Editores Associados | Novo Dia Notícias: Auditado pela Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo - ADJORI/SP. Filiado à Associação Nacional de Jornais - ANJ
Atibaia, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Salto, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo

Connect