20.5 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

Galinha surpreende ao botar ovos diferenciados

spot_img

Emanuela Ferreira da Silva, de 19 anos, tomou um susto quando encontrou no ninho da Amarelinha (nome da galinha da família), quatro ovos com tamanhos diferentes, que medem de 1,5 centímetros a 7,5 centímetros.

O ‘fenômeno’ tem sido notado há um mês, segundo Emanuela. “Ela é saudável. Há três anos temos Amarelinha, mas só de um mês para cá ela vem botando esses ovos diferentes. Minha mãe todo dia recolhe os ovos e, quando viu isso, achou estranho. O maior de todos não chegamos a medir, porque quebramos para ver como era dentro”, confessa.

A explicação

A explicação da peculiaridade é dada pela médica veterinária Regina Maria Nascimento Augusto Blaitt. Segundo ela a situação é relativamente comum, porém, não é normal de acontecer.

Alguns fatores podem influenciar na diferença de tamanho dos ovos do animal, como a alimentação, a idade ou até mesmo algum problema fisiológico ou reprodutor.

“É comum, mas não normal, principalmente em aves que conseguimos ter em casa. Não esperamos esse tipo de ovo, mas, dependendo da ave, pode ter um tipo diferente de casca, coloração, tamanho. O ideal é ter um padrão variando entre os tamanhos do início da vida reprodutiva até estar madura, mas não é para ser tão grande”, afirma.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas