21.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Italianos fazem pela 1ª vez tornozelo com impressora 3D

spot_img

Vem de Bolonha, na Itália, a novidade apresentada pela medicina. Médicos do Instituto Ortopédico Rizzoli implantaram com êxito em um paciente o primeiro tornozelo do mundo a construído do zero por meio de uma impressora 3D.

O procedimento aconteceu no dia 9 de outubro no ano passado, mas o sucesso da operação só foi confirmado em uma coletiva de impressa nesta terça-feira (14).

O paciente que recebeu a prótese tem 57 anos e perdeu as funções do tornozelo após sofrer um grave acidente de moto em 2007. Com a prótese, ele poderá recuperar a capacidade de andar normalmente, após 13 anos de paralisia.

Desenvolvida no instituto, a prótese foi desenvolvida graças a uma técnica inovadora que personaliza todo o procedimento de substituição protética, por meio da anatomia do paciente. Assim, foi possível construir um implante 3D personalizado do tornozelo.

Liderada pelo professor Cesare Faldini, a equipe que realizou a operação teve o auxílio de cirurgiões ortopédicos e engenheiros de Rizzoli e da Universidade de Bolonha.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas