16.4 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

Material escolar tem variação de preço de até 222% em Jundiaí

spot_img

Divulgada nesta terça-feira (14), a pesquisa de preços de material escolar, realizada pelo Núcleo Regional de Campinas da Fundação Procon-SP em conjunto com o Procon de Jundiaí.

A pesquisa foi feita nos dias 2 e 3 de janeiro em seis estabelecimentos comerciais do município. A maior diferença de preço encontrada foi de 222,22% na cola branca líquida de 37g da Acrilex: o maior preço encontrado foi de R$ 2,90, e o menor, R$ 0,90. A pesquisa completa pode ser visualizada https://jundiai.sp.gov.br/procon/wp-content/uploads/sites/24/2020/01/pesquisa-material-escolar-2020-jundiai.pdf.

Durante o levantamento, foram considerados 107 itens comercializados em, no mínimo, três dos locais visitados, sendo: apontador, borracha, caderno, canetas esferográfica e hidrográfica, colas em bastão e líquida, fita corretiva, giz de cera, lápis preto e colorido, lapiseira, marca texto, massa de modelar, papel sulfite, pintura a dedo, refil para fichário, régua escolar e tesoura sem ponta.

Para tornar a comparação viável, entre os estabelecimentos foram pesquisados o preço à vista, pago por meio do cartão de crédito (sem utilização do crédito rotativo), já que desde 26/06/2017 está em vigor a Lei nº 13.455, que autoriza a diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao público em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado.

Os preços praticados atualmente podem ser diferentes, já que estão sujeitos à alteração conforme a data da compra, inclusive, por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções.

De acordo com o Procon, antes de ir às compras, é bom verificar quais dos produtos da lista de material o consumidor já possui em casa e, se estão em condições de uso.

Promover a troca de livros didáticos entre alunos também pode representar economia. Alguns estabelecimentos também concedem bons descontos para compras em grandes quantidades, e pode ser interessante o consumidor se reunir com outros pais para uma compra coletiva.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas