Medicamento para diabete é usado para emagrecer; médicos alertam sobre riscos

No Facebook, um grupo fechado para falar sobre o Ozempic, nome comercial de um medicamento utilizado no tratamento da diabete tipo 2, já soma mais de mil membros e, embora a descrição do grupo não fale sobre emagrecimento, a maioria das publicações são sobre o assunto.

Na página há diversos relatos sobre a perda de quilos e também da ocorrência de sintomas indesejados; indicações das doses mais adequadas para cada caso e até o anúncio de pessoas que fazem a revenda do remédio.

Publicidade

No Whastapp também há o envio de mensagens semelhantes, mas os participantes trocam dicas de alimentações mais aconselhadas e mensagens aconselhando colegas a seguirem para perderem peso.

De acordo com médicos, o medicamento tem atraído cada vez mais pessoas dispostas a fazerem o uso indevido, isso porque além de ser comprado sem receita, só exige uma aplicação semanal.

Ainda segundo os médicos, o uso inadequado do medicamento pode ocasionar efeitos colaterais como enjoos, vômitos e alterações intestinais.

Publicidade

Além disso, o remédio é restrito para gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com problemas no fígado ou pâncreas ou histórico de câncer de tireoide na família.

Apesar de ser usado para a perca rápida de peso e sem orientação médica, existe a recuperação também rápida do peso perdido durante o uso.

De acordo com a endocrinologista Lívia Porto Cunha, isso acontece quando o tratamento para perca de peso é feito apenas com remédios. Ela ressalta que a estratégia para emagrecer com medicamentos deve ser complementada com dieta e atividades físicas.

O laboratório farmacêutico Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, informou que não apoia de nenhuma forma o uso do medicamento para este tipo de tratamento, além de ressaltar que o mesmo não foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar obesidade.

Publicidade

Siga

168,534FãsCurtir
6,743SeguidoresSeguir
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Não Perca

Projetada nova linha intermunicipal de transporte público entre Itupeva e Jundiaí

Atendendo a uma demanda antiga, iniciada pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Itupeva, em benefício dos usuários do transporte público intermunicipal,...

Bolsonaro diz que Brasil foi um dos países que melhor enfrentou a pandemia

Mesmo no exato momento em que o Brasil registra mais de 116 mil mortes pela Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro afirmou na...

Miss Jundiaí faz campanha para ajudar famílias em vulnerabilidade social

Com a chegada da pandemia de Covid-19 em março deste ano, a estudante de psicologia Daniele Daros, de 22 anos, não pode...

Com mais de 10 dias sem mortes por Covid-19, Jarinu e Cabreúva registram queda de óbitos

As cidades de Jarinu e Cabreúva têm registrado queda significativa no número de novos casos de Covid-19 e, principalmente, no de óbitos...

Jundiaí tem mais de 90% do infectados pela Covid-19 recuperados da doença

Segundo o painel de monitoramento do coronavírus da Prefeitura de Jundiaí, dos 9.940 casos confirmados de Covid-19 na cidade, até quarta-feira (26),...
PUBLICIDADE