29.4 C
Jundiaí
terça-feira, 23 abril, 2024

Mitos e verdades sobre o uso do ar-condicionado durante o verão

spot_img

No verão aumenta o número de pessoas que passam a ter e utilizar o ar-condicionado, seja em casas, empresas ou em carros. Segundo o médico pneumologista Álvaro Gradim, presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), isso é positivo durante a estação mais quente do ano, mas é necessário tomar alguns cuidados para evitar problemas.

O uso do ar-condicionado no verão é positivo, pois ameniza o efeito do calor excessivo sobre o organismo, que, além de desconforto e mal-estar, pode ser prejudicial à saúde, explica Dr. Gradim. O médico ainda ressalta que, ao contrário do que dizem, utilizar o ar-condicionado em ambientes com mais de uma pessoa não causa gripes ou outros tipos de doença.

Mas para aproveitar melhor o aparelho que a maioria gosta, confira algumas precauções abaixo:

É preciso manter-se bem hidratado, pois o ar-condicionado retira a umidade do ar e deixa o ambiente mais seco. Isso sim pode provocar doenças respiratórias.

Gradim afirma que manter o aparelho de ar-condicionado sempre limpo e em boas condições de funcionamento é ideal.

“Os filtros devem ser lavados pelo menos uma vez por mês e trocados a cada seis meses se o local não tiver muito movimento. Se o ambiente for frequentado diariamente por número grande de pessoas, o ideal é limpar a cada 15 dias e trocar a cada três meses”, ressalta.

Deve-se regular bem a temperatura. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que os aparelhos sejam ajustados na temperatura de 23ºC. O ideal é manter o local fresco, saudável e agradável para o organismo.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas