A idade da pedra Acabou. Mas não foi por Falta de pedras. Assim como acabou também a época de fazer as coisas sem usar a tecnologia.
Todas as vezes que uma nova tecnologia chega, em pouco tempo ela aposenta a antiga.
E isso gera muitas críticas daqueles que foram especialistas no jeito velho de se fazer.
Afinal, tudo muda e aquilo que levamos anos para aprender, hoje já não serve mais. Muitos postos de trabalho são trocados por máquinas.
Mas reparem que isso sempre foi assim. O ser humano sempre buscou criar máquinas que fizessem aquilo que ele não queria mais fazer. Se pensarmos bem, os robôs já existem desde a primeira revolução industrial (ou antes, até).
Desde que o homem criou a alavanca, que permitia que uma única pessoa movesse uma grande pedra, os outros movedores de pedra precisaram se reinventar…
Inicialmente quiseram demonizar a ferramenta, brigar com o inventor, mas então chegaram a conclusão óbvia que precisavam mesmo se adaptar.
E é justamente nesta necessidade, a de encontrar outra coisa para fazer, que se traz as grandes soluções pra os problemas da humanidade, criando confortos para uma parte da população que sofria com algum problema e desconforto para outra parte, que vivia daquilo.
Então, quando uma nova tecnologia chegar, não seja resistente. Aprenda logo. Os primeiros a aprenderem já se empregam como instrutores daquela nova forma de mover a pedra.
Por fim, é importante dizer que você pode até convencer a sua empresa a conservar o jeito antigo, mas não vai convencer o mercado. E quando ficarem obsoletos e quebrarem, você vai ter que aprender o novo ou terá muita dificuldade de se reempregar.
Aguinaldo Oliveira