17.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Oráculos e vidências

spot_img

Uma vidente afirmou que o ex-presidente Lula vai morrer neste ano. Se ela falou, está falado. É uma espécie de Mãe Diná reciclada. Essa vidente tem a seu favor o fato de haver afirmado em 2006 que Lula seria reeleito. Em 2006 nem precisava ser vidente para lançar tal profecia. O então presidente nadava de braçada.

Outra vidente foi mais abrangente em suas previsões para este ano. Falou o que todo mundo está careca de saber. Que uma personalidade do mundo artístico iria morrer neste ano; que haveria alguma tragédia no Rio de Janeiro – e é bom lembrar que o Rio é por si uma tragédia e tanto. Faltou afirmar que um shopping center iria desabar.

Videntes ganham espaço porque o povo é crédulo. Crédulo, ingênuo e ignorante. Todas as videntes têm um quê de Nostradamus. Basta alguém se fantasiar com um turbante, aparecer na TV, dar entrevistas a jornalistas sem cérebro e pronto. Suas profecias são aguardadas com interesse. Como nada acontece, essas coisas caem no esquecimento. Mas as videntes retornam no fim do ano com novas histórias.

Esses oráculos ambulantes estão proliferando. Talvez esteja na hora de fazer o nosso. Talvez seja preciso comprarmos turbantes e algumas cartas de baralho para prever o futuro. Sempre haverá alguém que acredite. E pague para isso. Basta ver as faixas irregulares penduradas nas pontes, os cartazes nos postes. Há gente prometendo “trazer seu amor de volta em uma semana”.

Ninguém duvida que existam fenômenos paranormais. Raríssimos, mas existem. Prever que um shopping center irá desabar é fácil – há milhares deles em todo o País, e do jeito que anda a Engenharia isso não é difícil de acontecer. Prever que uma personalidade do mundo artístico irá morrer, mais fácil ainda. Temos um estoque de idosos famosos. Dizer que Lula vai morrer neste ano é outra história.

Se de fato morrer – e não que haja torcida para isso – imediatamente seus seguidores instalados em câmaras municipais, assembléias e no Congresso vão tratar de dar seu nome a ruas, praças e avenidas. Será descrito como herói, não como ladrão. Será um mártir do socialismo que não deu certo. Um representante dos pobres e miseráveis.

O mundo sempre foi assim. O argentino Ernesto Guevara, o Chê, foi um tremendo carrasco dos cubanos. Mandou matar e matou pessoalmente centenas de pessoas. Para muitos um herói. Estampado em bandeiras e camisetas. Outra incoerência. Pode haver comunistas, extremistas, mas nazistas estão proibidos. Que ninguém se atreva a usar uma camiseta com a estampa do Hitler. Dá cadeia.

O comunista Stalin provocou a morte de 60 milhões de russos em seus 30 anos de governo. Escravizou prisioneiros, violou todos os direitos elementares. Hitler provocou uma guerra, sacudiu o mundo. E essa guerra matou um terço do que Stalin matou sozinho. Mas pode usar camiseta com a estampa de Stalin.

O que as videntes tinham a dizer sobre 2020 já disseram. Pelo jeito vão errar feio – se bem que haverá algumas coincidências. Alguns casuísmos. Resta esperar suas profecias para 2021. Melhor seguir os chineses, que agora estão no Ano do Rato. Melhor mesmo é desligar a TV e bloquear a Internet.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas