29.3 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Políticas Públicas de Desenvolvimento Sustentável abraçam as crianças

spot_img

Francisco Morato tem suas ações voltadas para as metas propostas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, agenda 2030 da ONU. Entre os diversos eixos dessa caminhada pela qualidade do desenvolvimento sustentável, um dos direcionamentos é voltado as nossa crianças e adolescentes.

No esporte, o Programa Criança Cidadã atende mais de mil alunos em dez escolas moratenses. Atualmente, os alunos que participam do programa praticam seis modalidades esportivas – atletismo, handebol, futsal, judô, damas e xadrez, além de atividades extras, como dança, teatro e outras.

Outro destaque é Plano Municipal para a Infância e Adolescência de Francisco Morato, trabalhado desde 2017, com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a Fundação Abrinq. O objetivo do Plano é fortalecer as políticas sociais básicas para garantir a proteção de direitos da criança e do adolescente por meio de políticas integradas e articuladas entre as ações governamentais e não governamentais.

O combate contra o trabalho infantil é essencial no desenvolvimento dos pequenos, e, pensando na brincadeira como a principal aliada para garantir futuro promissor, foi iniciado na cidade o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), em parceria com a Conpoema.

Nele, o objetivo é retirar as crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, da situação de trabalho infantil possibilitando o acesso, a permanência e o bom desempenho escolar, incentivando a ampliação do universo de conhecimentos por meio de atividades culturais, esportivas, artísticas e de lazer no período complementar à escola, entre outros eixos.

Em 2020, o ano começou com a posse dos conselheiros tutelares, que terão a missão de até 2024 zelarem para que os direitos da criança e do adolescente sejam garantidos, fiscalizando e tomando providências diante da ameaça a esses direitos.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas